SóProvas


ID
5304181
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Tenório - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre a Regulação de Atuação do Enfermeiro no Cuidado as Feridas, dentre muitas atribuições estão a avaliação das feridas e execução do curativo em muitos casos de estadiamento da lesão. Em alguns estágios das feridas, há necessidade de Desbridamento.

Leia os itens abaixo e depois responda ao que se pede:

I- Existem o desbridamento autolítico, o desbridamento instrumental conservador, o desbridamento mecânico e o desbridamento químico.
II- Desbridamento autolítico se refere ao processo seletivo de remoção da necrose (preservando o tecido vivo) pela ação dos neutrófilos, eosinófilos e basófilos e das enzimas digestivas do próprio organismo do paciente. É promovido pelo uso de produtos que garantam a umidade adequada na ferida.
III- Desbridamento instrumental conservador pode ser realizado à beira do leito ou em ambulatório, em lesões cuja área de necrose não seja muito extensa, não é necessária analgesia, visto que o tecido necrótico é desprovido de sensação dolorosa.
IV- Desbridamento instrumental conservador só poderá ser realizado em Centro Cirúrgico com analgesia e pelo médico.
V- Desbridamento Quimico consiste na aplicação de força mecânica diretamente sobre o tecido necrótico e com produto químico corrosivo para queimar a área necrosada e promover a cicatrização do leito.

Em relação ao Desbridamento de Feridas, está CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • IV- Desbridamento instrumental cirugico só poderá ser realizado em Centro Cirúrgico com analgesia e pelo médico. V- Desbridamento Mecânico consiste na aplicação de força mecânica diretamente sobre o tecido necrótico e com produto químico corrosivo para queimar a área necrosada e promover a cicatrização do leito.

  • I e IV

  • I- Existem o desbridamento autolítico, o desbridamento instrumental conservador, o desbridamento mecânico e o desbridamento químico.

    II- Desbridamento autolítico se refere ao processo seletivo de remoção da necrose (preservando o tecido vivo) pela ação dos neutrófilos, eosinófilos e basófilos e das enzimas digestivas do próprio organismo do paciente. É promovido pelo uso de produtos que garantam a umidade adequada na ferida.

    III- Desbridamento instrumental conservador pode ser realizado à beira do leito ou em ambulatório, em lesões cuja área de necrose não seja muito extensa, não é necessária analgesia, visto que o tecido necrótico é desprovido de sensação dolorosa. 

    IV - Conceito de desbidramento Cirugico

    V - Desbridamento mecânico. utiliza-se a força física para a remoção da necrose. Pode ser feito por meio de fricção, esfregando o leito da ferida por 2 a 3 minutos em movimentos centrífugos para remover debris, pelos seguintes meios: Gazes úmidas à secas, com uso de gaze umidifcada com soro aplicada no leito e sua retirada quando secar; Irrigação, com soro morno em jatos; Hidroterapia, em tanques com turbilhonamento.