SóProvas


ID
5304841
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto e, em seguida, analise as proposições complementares. Por fim, coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
"A contribuição do ensino de LP para a construção da cidadania organiza-se, basicamente, em torno de dois eixos; o da reflexão, com suas consequências atitudinais e éticas, e o da proficiência, oral e/ou escrita, com suas implicações para o desempenho linguístico socialmente adequado (RANGEL, E. 2010, p. 185). Nesse sentido, pode-se afirmar que o

( ) trabalho com a língua escrita e oral em contextos e situações sociais diversas, incorporado ao cotidiano da ambiência de aprendizagem, visa à formação de um aprendiz crítico com domínio linguístico e discursivo.
( ) uso de uma língua/linguagem nas diferentes situações e práticas sociais se evidencia em prol de uma formação linguística que fortalece a inclusão social e a cidadania.
( ) ensino de aspectos normativos da Língua Portuguesa (LP) sob o enfoque voltado para a reflexão do fenômeno linguístico contribui para que os estudantes se apropriem de determinadas regras em atividades de usos da língua e da linguagem.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre a contribuição da Língua Portuguesa para a construção da cidadania

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    A presente questão trabalha o artigo “Educação para o convívio republicano: o ensino de Língua Portuguesa pode colaborar para a construção da cidadania?", de Egon Rangel (2010). Com base nas ideias do autor, vamos analisar cada um dos itens a seguir.

     

    (V) trabalho com a língua escrita e oral em contextos e situações sociais diversas, incorporado ao cotidiano da ambiência de aprendizagem, visa à formação de um aprendiz crítico com domínio linguístico e discursivo.

    Verdadeiro! Segundo Rangel, quanto mais o aluno – durante o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa – for estimulado a utilizá-la em diferentes contextos da convivência humana, mais esse educando estará se preparando para saber lidar com diferentes circunstâncias, desenvolvendo, portanto, a sua consciência crítica.

     

    (V) uso de uma língua/linguagem nas diferentes situações e práticas sociais se evidencia em prol de uma formação linguística que fortalece a inclusão social e a cidadania.

    Verdadeiro! Conforme o autor utilizado como referência, submeter o aluno a línguas/linguagens pertencentes a diferentes contextos sociais, estimula o educando a conhecer mais sobre as diferentes realidades. Dessa feita, tal estimulação contribui tanto para a uma formação cidadã, quanto para a inclusão social.

     

    (V) ensino de aspectos normativos da Língua Portuguesa (LP) sob o enfoque voltado para a reflexão do fenômeno linguístico contribui para que os estudantes se apropriem de determinadas regras em atividades de usos da língua e da linguagem.

    Verdadeiro! Para Rangel, aspectos normativos da LP evidenciam a formação e o desenvolvimento da Língua Portuguesa (entendida como fenômeno linguístico), permitindo ao estudante compreender e se apropriar das referidas regras.

     

    Diante do exposto, com base nas ideias de Rangel, todos os itens são verdadeiros.

     

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Todas verdadeira