-
De acordo com Jurema A. Cunha, uma avaliação psicológica pode ser realizada com os seguintes objetivos: prognóstico, prevenção, perícia forense, entre outros.
Ou seja, primeiro é preciso formular os objetivos da avaliação, e diante disso, selecionar os instrumentos que ajudarão a alcançar os resultados pretendidos.
Gab: Certo
-
Eu entendi ainda que, na confecção do laudo, as informações contidas devem estar relacionadas ao objetivo da avaliação.
-
Não entendi a questão
-
A questão requer conhecimentos a respeito da Avaliação Psicológica.
A avaliação psicológica é uma área da psicologia destinada ao estudo e investigação do comportamento humano fundamentada em princípios éticos e científicos. Está amplamente consolidada em diversos contextos: nas escolas, na clínica, nas organizações, na saúde, na área jurídica.
De acordo com o SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos) , a Avaliação Psicológica “é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina."
Dessa forma, o processo avaliativo bem como os resultados alcançados devem respeitar o objetivo a que foi proposto a avaliação (já que possui objetivos diversos em diferentes contextos de aplicação).
Gabarito da professora: CERTO.
Fonte: Cartilha SATEPSI, 2013.
-
Pessoal, é mais simples do que parece. Segundo a autora Jurema Cunha, (referência em avaliação psicológica nos concursos) os resultados da avaliação psicológica devem ser condizentes com os propósitos e contextos para os quais foi solicitada. O que isso significa? Que se foi solicitada a avaliação psicológica para averiguar se uma criança tem TDAH, por exemplo, os informações e os resultados desta avaliação devem ser condizentes com esse objetivo e, ao final, responderem se a criança possui ou não tal diagnóstico. O psicólogo não deve trazer resultados que extrapolem o que foi definido como objetivo da avaliação.