SóProvas


ID
5305285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos mais variados transtornos psicopatológicos, julgue o item a seguir.


A dependência do álcool ocorre devido ao fato de essa substância exercer uma atividade estimuladora no cérebro, o que aumenta a atividade do sistema nervoso central como um todo.

Alternativas
Comentários
  • A dependência do álcool ocorre devido ao fato de essa substância exercer uma atividade estimuladora DEPRESSORA no cérebro, o que aumenta DIMINUI a atividade do sistema nervoso central como um todo.

  • A dependência do álcool ocorre devido ao fato de essa substância exercer uma atividade estimuladora no cérebro, o que aumenta a atividade do sistema nervoso central como um todo.

    As drogas depressoras da atividade mental causa uma diminuição da atividade global ou de certos sistemas específicos do Sistema nervoso central (SNC). Exemplos de drogas depressoras:

    ÁLCOOL

    BARBITÚRICOS

    BENZODIAZEPÍNICOS

    OPIÓIDES

    SOLVENTRES E INALANTES

    GAB: ERRADO

  • O álcool compartilha com outras substâncias o fato de haver ativação do sistema de recompensa do cérebro e alterações em vias cerebrais, o que é parte da explicação do seu potencial de dependência (lembrando que há tantos outros fatores ). Além disso, como já salientado, seu efeito é depressor e não estimulante. Assim, questão duplamente errada, primeiro por trocar depressora por estimulante, segundo porque mesmo que estivesse depressora no texto, a dependência não ocorre estritamente por seu efeito no SNC, um exemplo disso são drogas como a anfetamina e a cocaína, ambas estimulantes e com um potencial de dependência alto.

  • Diminui a atividade do sistema nervoso. A pessoa relaxa, e tem seus sentidos comprometidos.
  • O álcool atua como um depressor de muitas ações no Sistema Nervoso Central (SNC) e seus efeitos sobre este são dose-dependentes (a dose utilizada está diretamente relacionada com os seus efeitos). Em pequenas quantidades, o álcool promove desinibição, mas com o aumento desta concentração, o indivíduo passa a apresentar uma diminuição da resposta aos estímulos, fala pastosa, dificuldade à deambulação, entre outros. Em concentrações muito altas, ou seja, maiores do que 0.35 gramas/100 mililitros de álcool, o indivíduo pode ficar comatoso ou até mesmo morrer.

    Além disso, o termo a dependência química foi abandonado pelo DSM-5, tendo sido adotado o termo transtorno por uso de substâncias, juntamente porque o desenvolvimento do transtorno se dá por multiplicidade fatores e não somente pela propriedade químicas das drogas.

    Gabarito do Professor: ERRADO