SóProvas


ID
5305321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma pessoa com transtorno de personalidade antissocial apresenta comportamentos sintomáticos que são geralmente reconhecidos em suas relações sociais. A esse respeito, julgue o item a seguir.

O transtorno de personalidade antissocial, principalmente em relação aos comportamentos criminosos, pode apresentar remissão à medida que a pessoa envelhece.

Alternativas
Comentários
  • Transtornos da personalidade que tendem a ficar menos evidentes, ou mesmo desaparecer, com o envelhecimento: transtornos de personalidade borderline e antissocial.

    - Por outro lado, isso não costuma ocorrer com transtornos de personalidade obsessivo-compulsivo e esquizotípico. (DSM V)

    No grupo B (Antissocial, Borderline, Histriônica e Narcisista): pode haver certa atenuação com o envelhecimento, sobretudo em relação à impulsividade e instabilidade.

    • Já os transtornos dos grupos A e C: parecem revelar menor mudança com a idade, tendendo a ser mais estáveis. (Dalgalarrondo, 2019)

    • Para Dalgalarrondo (2019), os transtornos do Grupo B são os de maior repercussão para a prática clínica.

    FONTE: Qc prof. Gabi Becalli - Aula 01- transtornos da personalidade.

    GABARITO: CERTO!

  • Desenvolvimento e Curso

    O transtorno da personalidade antissocial tem um curso crônico, mas pode se tornar menos evidente

    ou apresentar remissão conforme o indivíduo envelhece, em particular por volta da quarta

    década de vida. Embora essa remissão tenda a ser especialmente evidente quanto a envolvimento

    em comportamento criminoso, é possível que haja diminuição no espectro total de comportamentos

    antissociais e uso de substância.

    DSM-V

  • Pessoas com Transtorno de Personalidade Antissocial apresentam muita dificuldade em ter uma interação afetiva recíproca, respeitosa e duradoura. Com frequência, não têm consideração ou compaixão pelas outras pessoas; mentem, enganam, trapaceiam, prejudicam os outros, mesmo a quem nunca lhes fez nada. Têm muita dificuldade nas relações interpessoais; falta-lhes sensibilidade ao sofrimento dos outros (ou podem apresentar mesmo elementos de sadismo, tendo satisfação ou prazer com o sofrimento alheio). Há um padrão difuso de desconsideração pelas outras pessoas, violação dos direitos alheios (Dalgalarrondo, 2019).
    Para o diagnóstico de TPA, deve haver pelo menos três das seguintes características:



    Sobre o curso do TPA, o DSM-5 aponta um curso crônico, mas que pode se tornar menos evidente ou apresentar remissão conforme o indivíduo envelhece, em particular por volta da quarta década de vida. Embora essa remissão tenda a ser especialmente evidente quanto a envolvimento em comportamento criminoso, é possível que haja diminuição no espectro total de comportamentos antissociais e uso de substância. Lembrando que por definição, a personalidade antissocial não pode ser diagnosticada antes dos 18 anos de idade.

    Dalgalarrondo, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.

    GABARITO: CERTO.
  • QUESTÕES IGUAIS / REPETIDAS!!!!

    Q1768437

    Q1768438

    Q1768439

    Q1768440

    Q1768441

  • QUESTÕES IGUAIS / REPETIDAS!!!!

    Q1768437

    Q1768438

    Q1768439

    Q1768440

    Q1768441