SóProvas


ID
5306527
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Na gestão dos estoques, o método de produção que tem como objetivo disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura apenas quando forem necessários para que o custo de estoque seja menor, é o:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Just in time (JIT) é uma filosofia de manufatura baseada na eliminação de desperdícios por meio da melhoria contínua da produtividade. O conceito JIT preconiza produzir ou manter em estoque somente as quantidades exatas e necessárias, no momento necessário para atender a variação de demanda.

    O objetivo do JIT é coordenar atividade de modo que os materiais e componentes adquiridos cheguem onde são necessários, de modo que as reservas de estoques (estoque de segurança) sejam reduzidas ou eliminadas.

    O Just-in-Time trouxe uma quebra de paradigma com relação ao chamado Sistema Tradicional de Abastecimento.

    No Sistema Tradicional de Abastecimento, o que importa é a produção de itens de material em cada etapa do processo produtivo, “empurrando-os” para a próxima etapa (= sistema de produção empurrada). O foco, nesse caso, é a previsão da demanda.

    Já no Just in Time, o foco é a demanda efetiva, sendo que esta “puxa a produção” (= sistema de produção puxada). Dependendo da velocidade da produção, os estoques são repostos com maior ou menor rapidez.

    Portanto, Just in Time tem como objetivo disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura apenas quando forem necessários para que o custo de estoque seja menor.

    PALAVRAS CHAVES PARA O JUST IN TIME: fazer “o que é necessário, quando é necessário, e na quantidade necessária” | produção puxada | Toyota Motor Company | abordagem metodológica | estoque mínimo ou zero.

    Fontes: Enap | Loreni Brandalise

  • Gabarito: B.

    Just in Time (JIT), que significa no momento exato, é uma abordagem empresarial que diz não ao desperdício e ao retrabalho, e sim para a qualidade perfeita e estoque zero, ou seja, produzir (bens e serviços) no exato momento em que são necessitados, evitando estoques parados ou clientes esperando, o que caracteriza um sistema puxado de produção. (Kanba - Ferramenta)

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre técnicas e métodos. No caso desta questão, a alternativa a ser marcada deve conter o método de produção que tem como objetivo disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura apenas quando forem necessários para que o custo de estoque seja menor.

    A - incorreta. Kanban é uma ferramenta de controle de estoques. Ela consiste em indicar, por meio de um cartão, informações importantes em relação ao sistema de reposição de estoques, indicando: o que, quando, quantos, com qual qualidade.

    B - correta. A filosofia Just In Time (JIT) consiste num sistema em que os fornecedores enviam os materiais à medida que eles são necessários no processo de produção (requeridos pela manufatura). Isso ocorre com o intuito de eliminar tudo o que não agrega valor ao produto/serviço, utilizando inventários baixos inventários que vão desde o fornecedor até o produto acabado.

    Segundo Dias (2018):

    • A filosofia Just In Time (JIT) é uma filosofia de gestão de estoques que defende a minimização dos níveis de estoques, com o objetivo de reduzir os desperdícios gerados pela manutenção de altos níveis de estoque. Para reduzir tais níveis, buscando o estoque nulo do produto final, essa filosofia prima pela produção apenas o que for necessário, nas quantidades necessárias e quando necessárias.

    C - incorreta. Comakership (relacionamento cliente-fornecedor) se desenvolve por meio da atuação do comprador (cliente) sobre os fornecedores, buscando alcançar um grau de entendimento e confiança até então inexistente. Nesse processo, o cliente procura atuar nos aspectos que podem trazer-lhe vantagens competitivas (MARTIS e ALT, 2009, p.136, 137).

    D - incorreta. O sistema Material Requirement Planning (MRP) é um sistema que atua na definição das quantidades necessárias e no tempo exato para o uso dos materiais na fabricação dos produtos finais. Surge na década de 1960 (não na década de 90, como apontou a alternativa) após os estudos de Joseph Orlicky sobre o Sistema Toyota de Produção, ou como é conhecido Just In Time.

    Após analisar as alternativas, podemos concluir que a "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    DIAS, Marco Aurélio. P. Administração de Materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

    MARTINS, Petrônio Garcia.; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.