SóProvas


ID
5308735
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Belmonte - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da armazenagem e transporte dos Resíduos sólidos e resíduos líquidos, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : item D

    a) ERRADO - não pode ser feito reaproveitamento

    b) ERRAADO - O EPI é necessario

    c) ERRADO - ARMAZENAMENTO TEMPORARIO = GUARDA TEMPORARIA

    d) gabarito CERTO

  • Art. 18 Os RSS líquidos devem ser acondicionados em recipientes constituídos de material compatível com o líquido armazenado, resistentes, rígidos e estanques, com tampa que garanta a contenção do RSS e identificação conforme o Anexo II desta resolução. RDC 222/2018.

  • Os sacos de acondicionamento devem ser constituídos de material resistente a ruptura e vazamento, impermeável, respeitados os limites de peso de cada saco, sendo PROIBIDO o seu esvaziamento ou reaproveitamento. Alternativa A está errada.

    O pessoal envolvido na coleta e transporte dos Resíduos de Serviço de Saúde deve observar rigorosamente a utilização dos equipamentos de proteção individual e coletiva. Alternativa B está errada.

    O armazenamento temporário consiste na guarda dos recipientes contendo os resíduos já acondicionados, em local próximo aos pontos de geração, visando agilizar a coleta dentro do estabelecimento e otimizar o deslocamento entre os pontos geradores e o ponto destinado à disponibilização para coleta externa. Alternativa C está errada.

    Está correta a afirmação de que os resíduos líquidos do sistema de saúde devem ser acondicionados em recipientes constituídos de material compatível com o líquido armazenado, resistentes, rígidos e estanques, com tampa rosqueada e vedante. Alternativa D está correta.


    Gabarito do Professor: Letra D



    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde / Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006.