SóProvas


ID
5310790
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Piñera pede “perdão” e anuncia medidas para conter protestos no Chile
O presidente chileno, Sebastián Piñera, prometeu aumentar a aposentadoria, melhorar o atendimento de saúde e aplicar impostos aos que ganham mais, uma tentativa de acalmar uma onda de distúrbios e protestos contra a desigualdade que vem sacudindo um dos países mais estáveis da América Latina. Entre as medidas anunciadas, está o aumento imediato das pensões e elevações adicionais dentro de dois anos, assim como melhorias nas aposentadorias da classe média, das mulheres e de idosos deficientes. O presidente propôs ainda a criação de seguros para conter os gastos de saúde das famílias, um aumento de 16% no salário mínimo e um mecanismo para frear a alta recente das tarifas elétricas.
NATALIA MIRANDA E FABIÁN CAMBERO
Adaptado de noticias.uol.com.br, 23/10/2019.

As medidas anunciadas pelo presidente chileno para conter os intensos e duradouros protestos de 2019 apontam para um programa de reconfiguração do país baseado na ampliação da:

Alternativas
Comentários
  • É preciso salientar que há um conjunto de fatores que levaram os chilenos ao estopim de um movimento em busca de melhoras. Posso citar, sem aprofundamento:

    • Aumento das tarifas nos transportes públicos
    • Elevado custo devida
    • Sistema de saúde privado + fármacos com elevados preços, tornando-se inacessível à população
    • Educação privada: a classe estudantil luta muito para que a educação seja custeada, pelo menos em parte, pelo governo chileno
    • Corrupção: são evidentes os escândalos de desonestidade com a máquina pública.

    Assim, para conter a onda de movimentações - justas, vale salientar -, o governo chileno recuou nas ações mais neoliberais, atendendo às políticas de proteção social por parte do estado.

    Diante dos dados, o nosso gabarito é a letra A)

    EsPCEx 2022