SóProvas


ID
531130
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Responsável por parte das etapas do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX):

Alternativas
Comentários
  • O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são: a Secretaria de Comércio Exterior - SECEX, a Receita Federal do Brasil - RFB e o Banco Central do Brasil - BACEN. 
     Se um dos administradores é o BACEN, logo ele participa de alguma etapa ,esse é meu raciocínio.

    Fonte: http://www.aprendendoaexportar.gov.br/sitio/paginas/comExportar/sisHabCadastro.html





  • Resposta certa "E"

    Sistema Integrado de Comércio Exterior. Sistemática administrativa que integra as atividades afins da Secretaria do Comércio Exterior (Secex), da Secretaria da Receita Federal (SRF) e do Banco Central, no registro, acompanhamento e controle das diferentes etapas das operações de exportação e importação. O Banco Central é responsável pelo tratamento dos aspectos cambiais.

    http://www.bcb.gov.br/glossariolista.asp?idioma=p&idpai=glossario
  • Siscomex ou Sistema integrado de comércio exterior é um sistema informatizado responsável por integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, através de um fluxo único, computadorizado de informações.

    Desenvolvido inicialmente pelo departamento de Informatica do Banco Central, é, hoje, mantido pelo SERPRO. O módulo inicial, que abrangia as operações de Exportação, foi lançado em 1993. Em 1997 entrou em produção o modulo Importação. Em outubro de 2006 o modulo Exportação passou por reformulação nas rotinas internas e na forma de acesso, passando para internet.

    Os dados relativos a averbação (peso da carga, quantidade etc) devem ser inseridos no sistema no prazo máximo de 7 dias após a saída do navio no caso de exportação marítima (exceto porto de Vitória, que tem prazo máximo de 4 dias).

    É através do Siscomex que os interessados que se emitem e efetuam documentos como: Registro de Exportação, Registro de Venda, Solicitação de Despacho, Licença de Importação e Exportação, entre outros.

  • Resposta E
    O Sistema Integrado de Comércio Exterior - SISCOMEX, instituído pelo Decreto n° 660, de 25.9.92, é a sistemática administrativa do comércio exterior brasileiro, que integra as atividades afins da Secretaria de Comércio Exterior - SECEX, da Receita Federal do Brasil - RFB e do Banco Central do Brasil - BACEN, no registro, acompanhamento e controle das diferentes etapas das operações de exportação.
    http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=256 
     
  • E um sistema de computador que é gerenciado pela secretária do comércio exterior, receita federal e banco central. letra E

  •                                            SISCOMEX

    # SISCOMEX: O sistema intregrado de comércio exterior, é uma nova sistemática administrativa do comércio exterior brasileiro, que integra as atividades afins do departamento de comércio Exterior (Decex), da  Secretaria da  Receita federal (SRF)  e do Banco  Central (BC) no registro, no acompanhamento e no controle das diferentes etapas das operações de exportação e importação.

  • "O acesso ao Siscomex pode ser feito através de:

    Agências do Banco do Brasil (BB) que operem em comércio exterior;"



    Fonte: Sistema Financeiro e Bancário - Carlos Arthur Newlands - Pág 408

    O acesso não pode ser considerado uma parte das etapas? Então, se possível, a letra "A" também deveria estar certa. Ajuda!


  • O SISCOMEX é utilizado nas trës fases de processamento de uma operação de comércio exterior: na fase administrativa, na fase aduaneira e na dase cambial. A responsabilidade pela coordenação de cada uma dessa fases é de um órgão específico: a SECEX (controle administrativo), SRFB ( controle aduaneiro) e BACEN (controle cambial). E são justamente esses trës órgãos - SECEX, SRFB e BACEN - os órgãos gestores do SISCOMEX.

    As siglas: SECEX - secretaria de comércio exterior, SRFB - secretaria da receita federal e BACEN - Banco Central.

    O Banco do Brasil é considerado um órgão anuente, ou seja, efetua análise complementar de uma operação de comércio exterior dentro de sua esfera de competëncia, estabelecendo inclusive normas específicas para entrada de mercadorias no território naiconal.

    Outros exemplos de órgãos anuantes: ANP -Angëncia Nacional de Petroleo, ANVISA - Agëncia Nacional de Vigilancia Sanitaria, DPF - Departamento de Polícia Federal, Ministério da Defesa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Conselho Nacional de Energia Nuclear, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Angencia Nacional de Cinema, Ministério de MInas e Energia, etc.

    O meu teclado está desconfigurado, desculpem os erros ortográficos, espero ter ajudado, Boa Sorte para Todos! Força!
  • BACEN

    Certamente é o Banco Central do Brasil, pois ele é quem comanda o sistema financeiro e apoia os outros bancos (sistema finenceiro).
  • Letra E.


    SISCOMEX : Instrumento de interligação entre a SECEX + SRF + BACEN.

  • Meus pêsames pra quem escolher a opção "Banco do Brasil" rsrs

  • Eduardo... não está tão errado não...  O Banco do Brasil é um órgão anuente (que consente).   Pode ser usado como um órgão de acesso.  É indiretamente participante SIM. 
    Mas fica implícito que ele referia-se a participação direta em alguma das etapas.  

    E isso faz parte o SECEX (órgão do ministério do desenvolvimento) que é responsável pela parte administrativa -  Receita federal responsável pela parte da taxação (alfandegário) e o BC (cambial)

  • Atualmente, por mais que ainda se responsabilize pelas operações cambiais, o BACEN não faz mais parte do conjunto de Orgãos Gestores do SISCOMEX.

  • SECEX + RFB + BACEN