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ID
5312647
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Tenório - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O ano de 2020 nos trouxe a COVID-19, doença provocada pelo Sar-Cov2 em nível de pandemia, o que provocou a suspensão de atividades presenciais em estabelecimentos de prestação de serviços não essenciais e, para a escola, apresentou-se a possibilidade do ensino remoto, não presencial, como forma de garantir a continuidade do ano letivo já iniciado. Para tanto, o uso de recursos tecnológicos se tornou necessário. Acerca do uso das tecnologias da informação e comunicação na escola, afirma-se que:

I- O uso de mídias digitais garante a aprendizagem, pois dinamizam a aula e o espaço escolar.
II- Google Meet, WhatsApp, Microsoft Teams e Webquest são recursos que podem ser utilizados para videoconferências entre alunos e professores.
III- Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet. Os áudios podem ser curtos ou longos e o conteúdo pode ser variado, desde conteúdos de matérias escolares até moda, informações jornalísticas, etc.
IV- O art. 32, parágrafo 4º da Lei 9394/96 admite que o ensino fundamental, que é ofertado presencialmente, pode ser realizado a distância, como complementação da aprendizagem, bem como em situações emergenciais.
V- Reálias são recursos tecnológicos digitais amplamente utilizados durante o período de pandemia por escolas públicas e privadas.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    ferramentas de videoconferência

    Cisco Webex - fornece aplicativos de demanda, reunião online, web conferência e aplicações de vídeo conferência.

    Join.me é um aplicativo que permite criar e participar de reuniões remotamente, de qualquer lugar.

    Jitsi Meet- aplicação software livre e de código aberto multiplataforma para voz, videoconferência e mensageiro instantâneo para GNU/Linux, Windows e Mac OS X e Android.

    Skype é um software que permite comunicação pela Internet através de conexões de voz e vídeo, criado por Janus Friis e Niklas Zennstrom.

  • GABARITO: D

    ITEM I - FALSO

    I- O uso de mídias digitais garante a aprendizagem, pois dinamizam a aula e o espaço escolar.

    O uso de mídias digitais dinamizam o processo de aprendizagem, mas não garantem.

    Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1381-8.pdf

    ITEM II - FALSO

     II- Google Meet, WhatsApp, Microsoft Teams e Webquest são recursos que podem ser utilizados para videoconferências entre alunos e professores.

    A webquest, é um tipo de atividade baseada em perguntas em que a pesquisa acontece principalmente na internet. É uma ferramenta de aprendizagem ativa que desafia os alunos a serem protagonistas do aprendizado. (não utiliza videoconferências).

    Exemplo de Webquest: https://www.youtube.com/watch?v=tOjpQ50Xy7s

    ITEM III - VERDADEIRO

    III- Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet. Os áudios podem ser curtos ou longos e o conteúdo pode ser variado, desde conteúdos de matérias escolares até moda, informações jornalísticas, etc. 

    Os podcasts são programas de áudio sob demanda, e o ouvinte pode escutá-los na hora que quiser, ao contrário dos programas de rádio tradicionais. Esse tipo de formato de áudio está cada vez mais popular no Brasil.

    Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/12/o-que-e-podcast-saiba-tudo-sobre-os-programas-de-audio-online.ghtml

    ITEM IV - VERDADEIRO

    IV- O art. 32, parágrafo 4º da Lei 9394/96 admite que o ensino fundamental, que é ofertado presencialmente, pode ser realizado a distância, como complementação da aprendizagem, bem como em situações emergenciais. 

    Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: 

    § 4º O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.

    ITEM V - FALSO

    V- Reálias são recursos tecnológicos digitais amplamente utilizados durante o período de pandemia por escolas públicas e privadas.

    As Reálias consistem em adotar objetos para representar um assunto, situação ou simular uma realidade, podendo ser reais modelos e mesmo miniaturas, com a finalidade de auxiliar na proposição de situações-problemas ou na análise de casos. Por exemplo: Professora alfabetiza crianças mostrando cartões com palavras escritas e ao mesmo tempo mostra objetos com o mesmo som das palavras escritas nos cartões.

    Exemplo de Reálias:https://www.youtube.com/watch?v=T2ErqW4owq8&t=139s