SóProvas


ID
5315443
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

OLAP é uma ferramenta de Business Inteligente utilizada para apoiar as empresas na análise de suas informações, visando obter novos conhecimentos que são empregados na tomada de decisão. Uma das características que devem estar presentes em ferramentas OLAP é a capacidade de efetuar algumas operações, como:

I. Ocorre quando o usuário pula um nível intermediário dentro de uma mesma dimensão, por exemplo, a dimensão tempo é composta por ano, semestre, trimestre, mês e dia. Essa operação é executada quando o usuário passa de ano direto para trimestre ou mês.
II. Ocorre quando o usuário aumenta o nível de detalhe da informação, diminuindo a granularidade, um conceito que determina quais os tipos de consultas podem ser feitas no Datawarehouse. Essa operação influencia diretamente na velocidade do acesso às informações e no volume de dados armazenados.
III. Ocorre quando o usuário aumenta a granularidade, diminuindo o nível de detalhamento da informação.
IV. Ocorre quando o usuário passa de uma informação contida em uma dimensão para uma outra, como por exemplo, inicia na dimensão do tempo e no próximo passo analisa a informação por região.

As operações definidas em I, II, III e IV são conhecidas, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(C)  

    DRILL-ACROSS

    O conceito de DRILL-ACROSS está relacionado com a ideia de você poder “pular” de um esquema para outro, desde que ambos tenham algumas dimensões em conformidade, ou seja, as mesmas dimensões estão compartilhadas. Nesse caso, você estaria comparando informações de VENDAS e ENTREGAS de forma coerente, pois as dimensões são comuns. O comando DRILL-ACROSS permitiria o tratamento dessas informações que, embora correlacionadas, estão em estruturas separadas, porém unidas por algumas dimensões coerentes.

    DRILL-THROUGH

    O conceito de DRILL-THROUGH está relacionado com a ideia de você desejar uma informação em nível de detalhe menor do que aquele colocado na tabela fato e permitido pela sua granularidade. Suponha que você tenha armazenado na tabela fato sobre VENDAS as informações em nível de granularidade de produto por dia e por loja. Isso significa que o menor nível que se pode alcançar naquela estrutura é a informação sobre produto. Mas é claro que você tem as informações em nível de nota fiscal, que foram totalizadas em produto, dia e loja para dar origem ao fato granular armazenado. Acontece que essa informação mais detalhada do que a granularidade com que foi armazenada a tabela fato está, por exemplo, em outro arquivo ou ambiente diferente do DW/DM.

    DRILL-DOWN

    O conceito de drill -down está diretamente relacionado com o fato de sairmos de um nível mais alto da hierarquia e buscarmos informações mais detalhadas, ou seja, em níveis menores. Por exemplo, se você já obteve as informações de vendas no nível de ESTADO e agora deseja o detalhe por CIDADES, está solicitando um DRILL-DOWN. 

    Fonte:BI2 - Bussines Intelligence - Modelagem & Qualidade - Carlos Barbieri - 2011

  • Across = Pulo na mesma dimensão

    Down = Aumento o detalhe diminuindo a granularidade

    Up = Diminuo o detalhe aumento a granularidade

    Throught = Pulo para outra dimensão

    C

  • "ThroughT" não existe hahahahha