✅Gabarito(C)
A validação de software é conseguida por meio de uma série de testes que demonstram conformidade com os requisitos.
Um procedimento de teste define casos de teste específicos destinados a garantir que todos os requisitos funcionais sejam satisfeitos, todas as características comportamentais sejam obtidas, todo o conteúdo seja preciso e adequadamente apresentado, todos os requisitos de desempenho sejam atendidos, a documentação esteja correta e outros requisitos sejam cumpridos (por exemplo, transportabilidade, compatibilidade, recuperação de erro, manutenibilidade).
Muitos sistemas de computador devem se recuperar de falhas e retomar o processamento em pouco ou nenhum tempo de parada. Em alguns casos, um sistema tem de ser tolerante a falhas; ou seja, falhas no processamento não devem causar a paralisação total do sistema. Em outros casos, uma falha no sistema deve ser corrigida dentro de um determinado período de tempo, caso contrário, poderão ocorrer sérios prejuízos financeiros.
Teste de Recuperação
Teste de recuperação é um teste do sistema que força o software a falhar de várias formas e verifica se a recuperação é executada corretamente. Se a recuperação for automática (executada pelo próprio sistema), a reinicialização, os mecanismos de verificação, recuperação de dados e reinício são avaliados quanto à correção. Se a recuperação requer intervenção humana, o tempo médio de reparo (mean-time-to-repair - MTTR) é avaliado para determinar se está dentro dos limites aceitáveis.
Fonte: Engenharia de software - Uma Abordagem Profissional / Roger S. Pressman - 7. ed.