SóProvas


ID
5317066
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A questão refere-se ao caso a seguir identificado no CAPSad:

Caso: Sou advogado, tenho 45 anos, separado e tenho dois filhos. Usei álcool pela primeira vez aos 12 anos (...). Assim que entrei na faculdade, após as aulas, eu e meus colegas nos reuníamos e bebíamos até altas horas. No início era apenas às sextas-feiras, depois, todo dia. A sensação de relaxamento e de descontração era ótima. Aos 25 anos, depois de uma decepção amorosa,passei a beber diariamente. Quando eu me casei eu já bebia bastante e isso foi deixando-a muito incomodada. Hoje em dia só bebo pinga. A minha vida hoje se restringe ao álcool. Deixei de trabalhar. A “caninha” não me sai da cabeça. Parece que tenho um “encosto” que me faz beber, parece que já não sou dono de mim mesmo. Estou hoje aqui, com vocês, não conheço ninguém e vocês não me conhecem. Estou há dois dias sem beber, sem dormir, com o corpo todo tremendo e, às vezes, parece que tem uns bichos percorrendo o meu corpo. Por vezes, perco a noção do tempo e de onde estou. Acho que o álcool está me fazendo falta...(FONTE: aberta.senad.gov.br).

Após leitura do caso responda à questão, que correspondem ao caso descrito.

A abstinência do álcool costuma ser controlada por um agente ansiolítico benzodiazepínico e em seguida ser prescrita uma medicação para manter a abstinência. No caso supracitado,o médico ao avaliar prescreveu o uso de Dissulfiram (Antabuse) e solicitou ao enfermeiro que orientasse sobre os cuidados e os efeitos dessa medicação, sendo correto afirmar que o paciente deve atentar-se:

Alternativas
Comentários
  • A reação tipo “dissulfiram” caracteriza-se por desconforto abdominal, rubor, vômitos e cefaléia e ocorre quando o paciente ingere bebidas alcoólicas durante o tratamento com metronidazol; embora seja incomum, o paciente deve ser orientado sobre este efeito.

    letra A