SóProvas


ID
531745
Banca
FESMIP-BA
Órgão
MPE-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) A confiabilidade pode ser medida diretamente e estimada, usando-se dados históricos e de desenvolvimento.

( ) Os testes de caixa preta focalizam a estrutura de controle do programa, sendo que os casos de teste são derivados para garantir que todas as instruções do programa tenham sido exercitadas pelo menos uma vez durante os testes e que todas as condições lógicas tenham sido exercitadas.

( ) Os testes de caixa branca são projetados para validar os requisitos funcionais, sem se preocupar com o funcionamento interno de um programa.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • As descrições de caixa preta e caixa branca estão trocadas!
  • A confiabilidade pode ser medida diretamente e estimada, usando-se dados históricos e de desenvolvimento. ITEM CORRETO

    Os testes de caixa preta branca focalizam a estrutura de controle do programa, sendo que os casos de teste são derivados para garantir que todas as instruções do programa tenham sido exercitadas pelo menos uma vez durante os testes e que todas as condições lógicas tenham sido exercitadas. 
    ITEM FALSO

    Os testes de caixa branca preta são projetados para validar os requisitos funcionais, sem se preocupar com o funcionamento interno de um programa. 
    ITEM FALSO
  • Confesso que acertei a questão porque sabia que as duas últimas frases estavam erradas. Sorte que não tinha nenhuma alternativa com tudo falso. Enfim, segue um trecho de Pressman que confirma realmente a validade da primeira frase:

    "A confiabilidade de software, diferente de outros fatores de qualidade, pode ser medida diretamente e estimada usando-se dados históricos e de desenvolvimento. A confiabilidade de software é definida em termos estatísticos como “a probabilidade de operação sem falhas de um programa de computador em um dado ambiente por um determinado tempo”. Para ilustrarmos esse conceito, estima-se que o programa X tenha uma confiabilidade de 0,999 depois de decorridas oito horas de processamento. Em outras palavras, se o programa X tiver que ser executado 1000 vezes e precisar de um total de oito horas de tempos de processamento (tempo de execução), é provável que ele opere corretamente (sem falhas) 999 vezes."

    (Fonte: Engenharia de Software, 7ed, Pressman, pag 395)
    Gabarito letra "E".