SóProvas


ID
5317468
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Mioto (2010), as famílias continuam como sujeitos privilegiados de intervenção dos assistentes sociais, sobressaem diferentes tendências das políticas públicas de proteção social.
Assinale a alternativa correta quanto às tendências apresentadas pela autora.

Alternativas
Comentários
  • PROTETIVA

    • De acordo com Teixeira (2010) essa perspectiva afirma que a capacidade de cuidados e proteção da família está diretamente relacionada à proteção que lhe é garantida através das políticas públicas, como instância a ser cuidada e protegida, enfatizando a responsabilidade pública, incluindo benefícios, transferências pública, transferência de recursos e serviços de qualidade com cobertura universal e de responsabilidade do Estado.

    FAMILISTA

    • De acordo com Esping-Andersen as unidades familiares devem assumir a principal responsabilidade pelo bem-estar de seus membros, enquanto canal natural de proteção social, junto com o Estado, mercado e organizações da sociedade civil. A intervenção do Estado se daria somente quando falhassem esses canais naturais.

  • Ao trazer a análise sobre "Família, trabalho com famílias e Serviço Social"9, Mioto aponta duas grandes tendências em disputa sobre a incorporação da família nas políticas sociais. São elas:

    ✓ proposta familista: a política pública só acontece quando há uma falência da família em prover as condições de sobrevivência. Ex: regras de acesso ao BPC.

    ✓ proposta protetiva: a proteção social se efetiva através da garantia de direitos sociais universais, pois somente assim é possível consolidar a cidadania e caminhar para a equidade e justiça social. Entende que a responsabilidade da proteção social não está restrita às famílias e que a solução extrapola as suas possibilidades individuais.

    Fonte; Estratégia.