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Os Desing patterns do GoF são:
Padrões de criação
-Abstract Factory
-Builder
-Factory Method
-Prototype
-Singleton
Padrões estruturais
-Adapter
-Bridge
-Composite
-Decorator
-Façade
-Flyweight
-Proxy
Padrões comportamentais
-Chain of Responsibility
-Command
-Interpreter
-Iterator
-Mediator
-Memento
-Observer
-State
-Strategy
-Template Method
-Visitor
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Complementando o comentário do #Bernardo:
Há várias formas de classificar os padrões. Gamma et al
[1] os classifica de duas formas
•Por propósito: (1) criação de classes e objetos, (2)
alteração da estrutura de um programa, (3) controle do
seu comportamento
•Por escopo: classe ou objeto
• Metsker [2] os classifica em 5 grupos, por intenção
(problema a ser solucionado):
•(1) oferecer uma interface,
•(2) atribuir uma responsabilidade,
•(3) realizar a construção de classes ou objetos
•(4) controlar formas de operação
•(5) implementar uma extensão para a aplicação
As finalidades dos padrões listados na questão são:
Observer
•Definir uma dependência um-para-muitos entre objetos
para que quando um objeto mudar de estado, os seus
dependentes sejam notificados e atualizados
automaticamente.
Iterator
•Prover uma maneira de acessar elementos de um objeto
agregado seqüencialmente sem expor sua representação
interna.
Façade
•Oferecer uma interface única de nível mais elevado para
um conjunto de interfaces de um subsistema.
Composite
•Permitir o tratamento de objetos individuais e
composições desses objetos de maneira uniforme
Visitor
•Representar uma operação a ser realizada sobre os
elementos de uma estrutura de objetos
Fonte:Argo Navis J930 - Padrões de Design- Helder S. da Rocha
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Para conseguir acerta esse tipo de questão, eu fiz um post bem interessante:
http://rogerioaraujo.wordpress.com/2010/02/25/mnemonicos-padroes-de-projetos-gof/
[]s
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É isso aí Jorge Kajuru (Hederson)
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Rogério Araujo. As suas dicas são muito boas. Parbaéns!
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muito bom, Rogério!!
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Padrões de criação
"Uma fábrica abstrata constrói um protótipo único"
Mnemônicos: uma fábrica (Factory Method) abstrata (Abstract Factory) constrói (Builder) um protótipo (Prototype) único (Singleton).
Padrões estruturais
"FAB Comando Porra"
Mnemônicos: F (Facade) A (Adapter) B (Brigde) Comando (Composite) Porra (Proxy)
Obs: Atenção a primeira Letra!
Conclusão
Aprendendo quem são os padrões de criação e os estruturais, o restante são padrões comportamentais.
Pode acreditar que funciona.
Fontes: https://rogerioaraujo.wordpress.com/2010/02/25/mnemonicos-padroes-de-projetos-gof/ e Invenção Pessoal
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Para conhecer todos os padrões de Estrutura use o seguinte mneumônico:
A ponte adaptada é composta de declarações na fachada para o peso mosca se aproximar.
1 - Ponte - Bridge
2 - Adaptada - Adapter
3 - Composta - Composite
4 - Declarações - Decorator
5 - Fachada - Façade
6 - Peso Mosca - Flyweight
7 - Aproximar - Proxy
Os demais são comportamentais, isto é:
1 - Chain of Responsability.
2 - Command.
3 - Interpreter.
4 - Iterator.
5 - Mediator.
6 - Memento.
7 - Observer.
8 - State
9 - Strategy
10 - Template Method.
11 - Visitor.