-
Gab. C
Sequestro de dados para posteriormente exigir um resgate: "Ransonware"
Rastreamento de dados, em regra, trata-se de um programa espião que pode ser: Keylogger ou screenlogger que são duas espécies de "Spyware.
-
Ransomware > solicita Resgate.
Spyware > "Spião".
-
Adware- projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins maliciosos quando as propagandas são direcionadas sem que o usuário saiba que tal monitoramento está sendo feito.
Worms- é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, após infectar um computador ele tenta se propagar e dar continuidade ao processo de infecção.
Cavalo de troia(Trojan)- é um malware, além de executar as funções para as quais foi projetado, executa outras, maliciosas e sem o consentimento do usuário.
Ransomware- é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, criptografado e exigindo-se pagamento de resgate p restabelecer o acesso ao usuário.
Spyware- é um programa feito para monitorar as atividades de um sistema é enviar as informações coletadas para terceiros. Pode ser usado de forma legítima ou maliciosa.
Keylogger- é capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas no teclado do computador.
Bots- programas que dispõem de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem q ele seja controlado remotamente. Processo de infecção e propagação similar ao worm.
-
ADWARE: programa que exibe grande quantidade de anúncios sem a autorização do user.
WORM: analogia com vermes. Alto poder de multiplicação. Atua por si só, não precisa de programas ou arquivos.
CAVALO DE TRÓIA: Não multiplica ou danifica, mas facilita outros ataques.
ROOTKITS: Rouba as permissões do usuário raiz.
RANSOMWARE: golpe de sequestro de dados para pedir pagamento de resgate.
SPYWARE: programa espião que fica escondido na máquina do usuário.
KEYLOGGERS: captura registros do teclado, tudo o que é digitado.
BOTS: ataque da máquina zumbi, que faz com que a máquina faça o que o atacante quer que ela faça.
-
A questão aborda conhecimentos acerca das funções dos tipos de malwares, mais especificamente quanto aos malwares responsáveis por sequestrar os dados da vítima e espionar a atividade do usuário.
A) Incorreta – O malware “Adware” tem como função exibir, na tela do usuário, diversos anúncios sem a autorização do usuário, já o malware “Worms” é usado para se autoenviar e se autorreplicar sem a necessidade, ao contrário do vírus, da interação do usuário, prejudicando o desempenho da máquina.
B) Incorreta – O malware “Cavalo de Tróia” se passa por um programa legítimo para enganar o usuário e softwares de antivírus, logo não avisa que executa um código malicioso, enquanto o malware “Rootkits” tem como objetivo, enquanto permanecer oculto ao usuário, permitir ao invasor o controle da máquina da vítima para executar códigos maliciosos ou roubar dados.
C) Correta – O malware “Ransonware” é um código malicioso que torna inacessíveis os arquivos e dados do computador através da criptografia. Os dados são liberados após o pagamento do resgate dos arquivos. Já o malware “Spyware” é o responsável por espiar o usuário, através das teclas pressionadas e pelo monitoramento da tela do usuário, para conseguir acesso a senhas do usuário, aos hábitos de navegação, a informações confidenciais etc.
D) Incorreta - O "Keylogger" é um tipo de spyware que tem como função capturar as teclas digitadas do usuário para que o criminoso virtual possa obter acesso a informações confidenciais da vítima, como, por exemplo, senhas, enquanto o malware “Bot” tem como função conseguir dados da vítima, transmitir-se pela rede e infectar outros computadores e conseguir o controle da máquina.
Gabarito – Alternativa C.
-
RANSOMWARE = FAMOSO SEQUESTRADOR (EXIGE DINHEIRO)
SPYWARE = FAMOSO ESPIÃO