SóProvas


ID
5320090
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com o objetivo de promover pouco a pouco a substituição do braço escravo na lavoura de café, recorreu-se, nos meados do século XIX, à colonização estrangeira, sob sistema de parceria. Pretendia-se, dessa maneira, conciliar fórmulas usadas nos núcleos coloniais de povoamento com as necessidades do latifúndio cafeeiro. Contava-se com a experiência dos núcleos coloniais de povoamento cuja criação desde a vinda da Corte de D. João VI para o Brasil tinha sido estimulada. A partir de então, havia se rompido definitivamente com as tradicionais restrições à fixação de estrangeiros na colônia. Estimulava-se a vinda de imigrantes.

(Emília Viotti da Costa. Da monarquia à república: momentos decisivos.
6. ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999)

O trecho acima aponta um primeiro motivo para o incentivo à imigração: a substituição do trabalho escravo. Outros motivos pertinentes para se estimular a migração foram:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    No período mencionado na questão trata-se de uma época onde estão havendo graduais projetos para se atenuar a escravidão no Brasil, só que o problema é que até então o território sempre foi uma IMENSA FAZENDA, ou seja, haviam poucos "homens bons" e uma esmagadora maioria de negros, índios e pardos que com esses projetos abolicionistas passariam a integrar a sociedade, ainda que de forma marginalizada.

    O comércio internacional de escravos sempre foi um dos negócios mais lucrativos que a coroa portuguesa e o império brasileiro tiveram em mãos e com as pressões internas e principalmente as internacionais para que fosse abolida a escravidão, forçava a minoração dessa atividade.

    Um marco com certeza foi em 1850 com a Lei Euzébio de Queirós, que "colocou um fim ao tráfico internacional de escravos" e esse remanescente de capital foi redistribuídos para políticas a fim de atrair imigrantes europeus que poderiam resolver dois problemas do império: 1) A baixa densidade demográfica do Brasil; 2) Um projeto de branqueamento da população na tentativa de "europeizar" o Brasil.

    (CASO ESTEJA ERRADO ME INFORMEM POR PRIVADO)

    @estuda_gabrielg