SóProvas


ID
5320654
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diagnóstico de Febre Amarela pode ser feito de forma direta pela detecção do vírus em amostras clínicas (sangue e/ou tecidos) ou de forma indireta pela detecção de anticorpos. Os exames são realizados em laboratórios de referência em diversos estados brasileiros. Com base nessa assertiva, assinale a observação incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Febre Amarela.

    A questão pede a alternativa incorreta.

    A)
    Incorreto. Deve-se coletar tecido para exame histopatológico de paciente obtidos “post-mortem". É evidenciada a necrose mediozonal dos lóbulos hepáticos, esteatose e degeneração eosinofílica dos hepatócitos.

    B)
    Correto. Toda amostra biológica deverá ser enviada, devidamente identificada e acompanhada de cópia de Ficha de Investigação Epidemiológica para que não ocorra nenhum equivoco na identificação.  

    C)
    Correto. A informação sobre o histórico vacinal dos casos notificados é importante para subsidiar a análise adequada dos resultados e exames laboratoriais, pois podem surgir alterações imunológicas relacionadas a vacinação anterior. 

    D)
    Correto. A coleta oportuna e o perfeito acondicionamento, conservação e transporte da amostra são de fundamental importância para o êxito nos procedimentos laboratoriais e para evitar resultados alterados. 

    Resposta do Professor: A.

  • O diagnóstico específico de febre amarela pode ser feito de forma direta pela detecção do vírus em amostras clínicas (sangue e/ou tecidos) ou de forma indireta pela detecção de anticorpos. Os exames são realizados em laboratórios de referência em diversos estados brasileiros, e a secretaria de saúde de cada estado e município pode informar sobre como encaminhar o material biológico e como receber o resultado

    Observações:

    Letra B: Toda amostra biológica deverá ser enviada, devidamente identificada e acompanhada de cópia da Ficha de Investigação Epidemiológica, que servirá para orientar os técnicos do laboratório quanto aos exames indicados, de acordo com o período de ocorrência da infecção.

    Letra C: A informação sobre histórico vacinal dos casos notificados é importante para subsidiar a análise adequada dos resultados e os exames laboratoriais.

    Letra A Não coletar tecido para exame histopato- lógico de pacientes vivos, devido ao risco de sangramentos.

    Letra D: Lembrar que a coleta oportuna e o perfeito acondicionamento, conservação e transporte da amostra são de fundamental importância para o êxito nos procedimentos laboratoriais.

    Nas formas leve e moderada o diagnóstico diferencial pode incluir qualquer doença que curse com quadro febril agudo indiferenciado, sobretudo àquelas de maior prevalência e incidência no País como dengue, malária, influenza e mononucleose infecciosa, com outras causas acrescidas a depender da epidemiologia local. Formas graves e malignas devem ser diferenciadas de malária, dengue grave, chikungunya, hepatites agudas, leptospirose, riquetsiose, sepse e febre tifoide.