Segundo Meneses & Marques (2007) em estudo sobre “Proposta de um modelo de delimitação geométrica para a injeção ventro-glútea” descrevem que a região ventro glútea (VG), é considerada cientificamente como a mais segura para aplicação intramuscular (IM) devido a algumas características, como maior espessura dos ventres musculares dos glúteos (glúteo médio e mínimo) que ficam cobertos pelo músculo glúteo máximo, está livre de vasos sanguíneos e nervos importantes tanto em adultos como em crianças e conter menor espessura de tecido subcutâneo se comparada às outras regiões de aplicação.
Além disso, é delimitada por estruturas ósseas palpáveis que salientam pontos indicativos importantes.
(Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ar ttext&pid=S0034-71672007000500013.)
Deltoide: na região do braço, suporta até 2 ml é muito usado em vacinas, mas não é muito indicado em outras ocasiões, pois há muitos nervos, como radial e braquial.
Vasto lateral da coxa: suporta até 4ml é indicado principalmente para crianças menores que 2 anos, na aplicação de vacinas como hepatite B e vitamina K 1mg. Já em pacientes adultos, deve ser visto se o paciente é acamado, deambula ou é idoso, nesses casos não é indicado.
ventro gluteo: é o principal músculo de escolha para aplicação IM, pois é isento de vasos e nervos, suporta até 4ml e é usado tanto para adultos como para crianças
Dorso gluteo: gluteo máximo, é usado para aplicações com volume de até 5 ml e é aplicado no quadrante superior externo, não é muito indicado, pois há o nervo ciático