GABARITO: LETRA A
Video Graphics Array (também conhecido como D-Sub15) e, embora o VGA ainda seja popular, especialmente para monitores mais antigos, cada vez menos computadores o estão implementando. As novas placas gráficas mudaram para outras conexões digitais que não precisam de um RAMDAC, ou seja, um chip que deve ser convertido de digital para analógico para tornar os sinais de saída de vídeo compatíveis.
Tirando o problema de ser analógico, não está à altura em termos de desempenho com outras saídas mais modernas. Ele usa um conector de dimensões bastante grandes, com os dois parafusos típicos para evitar que saia da porta e aqueles pinos que podem causar problemas se forem dobrados ou alguma parte quebrada no momento.
Também não pode transportar sinal de áudio e não funciona como hot-plug ou hot connection, ou seja, para conectar um monitor ou qualquer dispositivo a ele deve ser feito com o equipamento desligado, caso contrário o GPU ou a tela poderiam ser danificado por picos de tensão no pino GND (terra), embora muitos usuários não tenham consciência disso e geralmente o façam regularmente.
FONTE: QC