SóProvas


ID
5321119
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

(…) surge, na tradicional Geografia Política, como o espaço concreto em si (com seus atributos naturais e socialmente construídos), que é apropriado, ocupado por um grupo social. Sua ocupação é vista como algo gerador de raízes e identidade: um grupo não pode ser mais compreendido sem esse espaço, no sentido de que a identidade sociocultural das pessoas estaria inarredavelmente ligada aos atributos do espaço concreto.
(Castro, Iná Elias et al. Geografia: Conceitos e Temas. Adaptado)

O texto faz referência

Alternativas
Comentários
  • É INCRIVELCOMO GEOGRAFIA OS COMENTÁRIOS SÃO RAROS.

    -Vai a minha contribuição.

    -Território é uma porção da superfície terrestre que pertence a um país, uma província ou uma região. O termo pode ser extensivo à terra ou ao terreno que possui ou controla uma pessoa, uma organização ou uma instituição.( relação de poder em um terra).

    A palavra território refere-se a uma área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa, de uma organização ou de uma instituição. O termo é empregado na política, na biologia e na psicologia.

    -Territorialidade é a ação dos agentes sobre o território, ou seja, o modo de agir em seu espaço territorial.

    -Vale destacar que não se confunde com Estado, que possui como elementos

    1.       território;

    2.       povo; e

    3.       governo soberano:

    O espaço geográfico é produzido pelas relações entre sociedade e natureza. Nessa perspectiva, as relações socioeconômicas se apropriam, transformam e denotam a produção do espaço geográfico a partir do trabalho humano, remunerado ou não.

    * Paisagem: refere-se às configurações externas do espaço. Por muitas vezes, ela foi definida como “aquilo que a visão alcança”. Porém, essa definição desconsidera as chamadas “paisagens ocultas”, ou seja, aqueles processos e dinâmicas que são visíveis, mas que de alguma forma foram ocultados pela sociedade. Além disso, tal definição também peca por apenas considerar o sentido da visão como preceptora do espaço, cabendo a importância dos demais sentidos, com destaque para a audição e o olfato.

    Lugar: é uma categoria muito utilizada por aqueles pensadores que preferem construir uma concepção compreensiva da Geografia. Grosso modo, o lugar pode ser definido como o espaço percebido, ou seja, uma determinada área ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana. Seu conceito também se liga ao espaço afetivo, aquele local em que uma determinada pessoa possui certa familiaridade ou intimidade, como uma rua, uma praça ou a própria casa.

    *É CONSIDERADO O MAIS FUNDAMENTAL DOS CONCEITOS.

    CESPE- Considerando a paisagem, o espaço e o lugar, este último pode ser considerado o mais fundamental deles, pois focaliza o espaço e a paisagem em função das intenções e experiências humanas.(C)

    Região: é uma área ou espaço que foi dividido obedecendo a um critério específico. Trata-se de uma elaboração racional humana para melhor compreender uma determinada área ou um aspecto dela. Assim, as regiões podem ser criadas para realizar estudos sobre as características gerais de um território (as regiões brasileiras, por exemplo) ou para entender determinados aspectos do espaço (as regiões geoeconômicas do Brasil para entender a economia brasileira)

  • respostas: letra c --> território.