SóProvas


ID
5327407
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Bambuí - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Atualmente as instalações prediais de água quente têm estado bastante presentes nas obras residenciais, portanto, cabe ao engenheiro responsável por esse tipo de obra conhecer os aspectos inerentes às instalações prediais de água quente, como por exemplo termos técnicos, formas de inspeção e execução, dentre outros. Sendo assim, a respeito das instalações prediais de água quente, analise as afirmativas a seguir:

I- Denomina-se como válvula de retenção, o dispositivo que permite o escoamento da água em um único sentido.
II- A pressão estática máxima nos pontos de utilização, das instalações prediais de água quente, não deve ser superior a 400kPa.
III- A velocidade da água nas tubulações não deve ser superior a 5m/s.
IV- Em termos de inspeção, a verificação da estanqueidade deve ser feita com água quente a 80ºC, com pressão hidrostática interna de 1,5 vez a pressão estática de serviço.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  •  III- A velocidade da água nas tubulações não deve ser superior a 5m/s(3m/s)

  • Na nova norma não há mais limite minimo de velocidade

  • NBR 7198/1993- Projeto e execução de instalações prediais de água quente ( CANCELADA) só p/ comparar.

    A verificação da estanqueidade deve ser feita com água quente a 80o C, com pressão hidrostática interna de 1,5 vez a pressão estática de serviço, ensaio que deve ser executado, sempre que possível, em trechos da tubulação antes de estes trechos receberem eventual isolamento térmico e acústico ou serem recobertos.

    ABNT NBR 5626:2020 Sistemas prediais de água fria e água quente —

    Projeto, execução, operação e manutenção

    7.3.1.1 O ensaio de estanqueidade deve ser realizado de modo a submeter cada seção da tubulação a uma pressão mínima de 600 kPa (60 mca) ou 1,5 vez a máxima pressão de trabalho, o que for menor.

    7.3.1.3 O ensaio de estanqueidade em tubulações do sistema predial de água quente deve ser realizado com água com temperatura mínima de 80 °C, antes da aplicação de eventual isolamento térmico ou acústico ou antes de serem recobertas.

    6.8 Velocidades mínima e máxima da água

    -As tubulações devem ser dimensionadas de modo a limitar a velocidade de escoamento a valores que evitem a geração e propagação de ruídos [...].

    -As tubulações devem ser dimensionadas de modo a limitar a velocidade de escoamento a valores que evitem golpes de aríete com intensidades prejudiciais aos componentes.

    NOTA O dimensionamento da tubulação assumindo um limite máximo de velocidade média da água de 3 m/s não evita a ocorrência de golpe de aríete, mas limita a magnitude dos picos de sobrepressão.

    ps. se tivesse I e II tinha marcado.

    GABARITO :C