SóProvas


ID
5327548
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Analise as seguintes assertivas relacionadas ao Código de Ética Médica vigente ou a respeito de bioética e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O Código de Ética Médica, de acordo com a composição e descrição de suas normas diceológicas, estabelece que o médico comunicará às autoridades competentes quaisquer formas de deterioração do ecossistema, prejudiciais à saúde e à vida e, quando envolvido na produção de conhecimento científico, o médico agirá com isenção, independência, veracidade e honestidade com vista ao maior benefício para os pacientes e para a sociedade.
( ) Em relação aos documentos médicos, é vedado ao médico deixar de fornecer cópia do prontuário médico de seu paciente, quando de sua requisição pelos Conselhos Regionais de Medicina.
( ) No campo da bioética, a prática médica e o princípio da beneficência estão associados, pois a medicina como atividade humana é por necessidade uma forma de beneficência. Em um primeiro momento, o princípio da beneficência tenta a promoção da saúde e a prevenção da doença e, em segundo lugar, pesa os bens e os males buscando a prevalência dos primeiros.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • A primeira assertiva não trata de Normas diceológicas, mas de Princípios Fundamentais.

  • (F) O Código de Ética Médica, de acordo com a composição e descrição de suas normas diceológicas, estabelece que o médico comunicará às autoridades competentes quaisquer formas de deterioração do ecossistema, prejudiciais à saúde e à vida e, quando envolvido na produção de conhecimento científico, o médico agirá com isenção, independência, veracidade e honestidade com vista ao maior benefício para os pacientes e para a sociedade.

    FONTE: Código de Ética Médica

    Preâmbulo

    VI - Este Código de Ética Médica é composto de 25 princípios fundamentais do exercício da Medicina, 10 normas diceológicas, 118 normas deontológicas e quatro disposições gerais. A transgressão das normas deontológicas sujeitará os infratores às penas disciplinares previstas em lei.

    Capítulo I

    Princípios fundamentais

    XIII - O médico comunicará às autoridades competentes quaisquer formas de deterioração do ecossistema, prejudiciais à saúde e à vida.

    XXIII - Quando envolvido na produção de conhecimento científico, o médico agirá com isenção e independência, visando ao maior benefício para os pacientes e a sociedade.

    ________________

    (V) Em relação aos documentos médicos, é vedado ao médico deixar de fornecer cópia do prontuário médico de seu paciente, quando de sua requisição pelos Conselhos Regionais de Medicina.

    FONTE: Código de Ética Médica

    Capítulo X

    Documentos médicos

    Art. 90. Deixar de fornecer cópia do prontuário médico de seu paciente quando de sua requisição pelos Conselhos Regionais de Medicina.

    ____________________

    (V) No campo da bioética, a prática médica e o princípio da beneficência estão associados, pois a medicina como atividade humana é por necessidade uma forma de beneficência. Em um primeiro momento, o princípio da beneficência tenta a promoção da saúde e a prevenção da doença e, em segundo lugar, pesa os bens e os males buscando a prevalência dos primeiros.

    Esse não encontrei o fundamento, se alguém souber avisem, por favor.

  • Lembrando que:

    VI - Este Código de Ética Médica é composto de 26 princípios fundamentais do exercício da medicina, 11 normas diceológicas, 117 normas deontológicas e quatro disposições gerais. A transgressão das normas deontológicas sujeitará os infratores às penas disciplinares previstas em lei. (Redação modificada pela Resolução CFM nº 2.222/2018).