A questão foi inteiramente baseada Segundo o Manual Técnico de Preservação e Conservação de Documentos Extrajudiciais:
a) Segundo o Manual Técnico de Preservação e Conservação de Documentos Extrajudiciais, Foxing
"Trata-se de uma deterioração que se caracteriza pelo surgimento de manchas de cor castanha no papel (documento). Até hoje sua origem gera controvérsias. Há pesquisadores que pensam tratar-se de um microorganismo, porém outros defendem que são manchas originárias do processo de oxidação de impurezas metálicas que ficaram nos papéis durante sua formação. Este tipo de deterioração tende a aparecer em documentos que tenham ficado em contato direto com papeis ácidos, ou em obras que tenham sido emolduradas com cartões e papéis de baixa qualidade arquivística.
b) Segundo o Manual Técnico de Preservação e Conservação de Documentos Extrajudiciais, auréolas
"são conhecidas como auréolas de umidade e, aparecem nos papéis (documentos) a partir da penetração de qualquer tipo de líquido, freqüentemente, de água. Quando esta penetra no papel arrasta as sujidades e as partículas depositadas sobre ele, gerando o aparecimento de manchas e de áreas com tonalidades diferentes. Uma das causas é atribuída ao armazenamento de documentos em áreas excessivamente úmidas."
c) Segundo o Manual Técnico de Preservação e Conservação de Documentos Extrajudiciais, amarelecimento
"Entre algumas causas que geram o amarelecimento dos papéis (documentos), duas se destacam: 1º) o grau de acidez do papel que pode gerar escurecimento, amarelecimento e fragilidade; 2º) a luz que como é um dos principais agentes de degradação dos papéis, facilita o surgimento do processo de oxidação, que é acentuado quanto maior for a quantidade de lignina existente no papel.
d) Segundo o Manual Técnico de Preservação e Conservação de Documentos Extrajudiciais, deformação
Para preencher os espaços das caixas que não estiverem completamente cheias, deve-se utilizar cartões de espaçamento, confeccionados em materiais alcalinos. Somente no caso de sobra de espaço dentro das caixas, para evitar a deformação dos documentos.
e) Segundo o Manual Técnico de Preservação e Conservação de Documentos Extrajudiciais, descoloração
"Trata-se da perda de intensidade da cor original do papel, como conseqüência imediata das ações dos raios UV e IR da luz. Os efeitos da luz (seja natural ou artificial) são cumulativos e tendem a aumentar com aumento do tempo de exposição. Assim a prevenção é reduzir ao máximo a exposição dos documentos e obras à luz. É sabido e aceito que o parâmetro ideal de intensidade de luz em exposições deve ser de 50 lux, valor obtido com o auxílio do equipamento luxímetro"
Fonte: Manual Técnico de. Preservação e Conservação. Documentos Extrajudiciais. C N J. Jayme Spinelli. Emiliana Brandão. Camila França. 2011.
Gabarito do Professor: B