SóProvas


ID
5327947
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-PA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos de caráter permanente devem ser preservados de maneira que se garanta a sua integridade física. Nesse sentido, é necessário conhecer os motivos de deterioração dos documentos com o intuito de evitá-los e, consequentemente, assegurar o acesso documental para a posterioridade. Em relação às “Auréolas”, qual dano de deterioração estas provocam nos documentos?

Alternativas
Comentários
  • As auréolas, também chamadas de auréolas de umidade, surgem a partir da penetração de qualquer tipo de líquido (frequentemente água), e decorrem, muitas vezes, do armazenamento dos documentos em áreas excessivamente úmidas. Quando ocorre a penetração do líquido, as sujidades são arrastadas e as partículas são depositadas sobre o papel, ocasionando o aparecimento de manchas e áreas com tonalidades diversas.

    Fonte: Manual Técnico de Preservação e Conservação - Documentos Extrajudiciais - CNJ. www.corregedoria.tjce.jus.br

  • Essa questão extrapolou o edital!

  • A questão foi inteiramente baseada Segundo o Manual Técnico de Preservação e Conservação de Documentos Extrajudiciais:

    a) Segundo o Manual Técnico de Preservação e Conservação de Documentos Extrajudiciais, Foxing

    "Trata-se de uma deterioração que se caracteriza pelo surgimento de manchas de cor castanha no papel (documento). Até hoje sua origem gera controvérsias. Há pesquisadores que pensam tratar-se de um microorganismo, porém outros defendem que são manchas originárias do processo de oxidação de impurezas metálicas que ficaram nos papéis durante sua formação. Este tipo de deterioração tende a aparecer em documentos que tenham ficado em contato direto com papeis ácidos, ou em obras que tenham sido emolduradas com cartões e papéis de baixa qualidade arquivística.
    b) Segundo o Manual Técnico de Preservação e Conservação de Documentos Extrajudiciais, auréolas

    "são  conhecidas como auréolas de  umidade  e,  aparecem  nos papéis  (documentos) a partir  da penetração  de  qualquer  tipo  de líquido,  freqüentemente,  de  água.  Quando esta  penetra no  papel arrasta as sujidades  e  as  partículas depositadas sobre  ele, gerando  o  aparecimento de manchas  e  de  áreas com tonalidades diferentes. Uma das  causas  é  atribuída ao  armazenamento de documentos em  áreas excessivamente  úmidas."

    c) Segundo o Manual Técnico de Preservação e Conservação de Documentos Extrajudiciais, amarelecimento

    "Entre algumas causas  que  geram  o amarelecimento dos  papéis (documentos), duas  se  destacam: 1º) o grau  de  acidez  do papel  que  pode gerar  escurecimento, amarelecimento e  fragilidade; 2º) a luz que  como  é  um dos principais  agentes de  degradação dos papéis, facilita o surgimento do processo de  oxidação, que  é acentuado quanto maior for a quantidade  de  lignina existente  no papel.
    d) Segundo o Manual Técnico de Preservação e Conservação de Documentos Extrajudiciais, deformação

    Para preencher os espaços das caixas que não estiverem completamente cheias, deve-se utilizar cartões de espaçamento, confeccionados em materiais alcalinos. Somente no caso de sobra de espaço dentro das caixas, para evitar a deformação dos documentos. 
    e) Segundo o Manual Técnico de Preservação e Conservação de Documentos Extrajudiciais, descoloração  

    "Trata-se  da perda de  intensidade  da cor  original  do  papel,  como conseqüência  imediata  das ações dos  raios  UV  e  IR  da  luz.  Os efeitos da  luz  (seja natural  ou  artificial) são  cumulativos  e  tendem a aumentar  com aumento do  tempo  de  exposição.  Assim  a prevenção é  reduzir ao máximo a exposição  dos documentos e obras à luz. É sabido  e  aceito que  o parâmetro ideal  de intensidade  de  luz em  exposições deve  ser de  50 lux, valor obtido com  o auxílio do equipamento luxímetro"

    Fonte: Manual Técnico de. Preservação e Conservação. Documentos Extrajudiciais. C N J. Jayme Spinelli. Emiliana Brandão. Camila França. 2011.

    Gabarito do Professor: B
  • Agentes de degradação:

    • Deformações - manuseios inadequados, intervenções incorretas;

    • Rasgos e rupturas – rasgos são rompimentos, não acarretam necessariamente perdas, rupturas sim, compromete integridade;

    Auréolas – umidade, arrasta sujidades;

    • Amarelecimento – acidez do papel, luz sobre o papel (oxidação, presença de lignina);

    fonte:https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/slides/materiais_de_apoio/10170/fc4cb413306844ec3981c0b68622d339dfbd5e43.pdf