SóProvas


ID
5328601
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-PA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O dispositivo de armazenamento de dados que não possuiu partes móveis em sua estrutura, fazendo com que não sofra falhas mecânicas, pois nada se movimenta dentro da sua estrutura, denomina-se 

Alternativas
Comentários
  • SSDs (Solid State Drives) recebem esse nome para se diferenciar dos HDDs (Hard Disk Drive, que chamamos de discos rígidos), já que não utilizam partes móveis. Ou seja, não sofrem com possíveis falhas mecânicas, já que não há nada se movimentando dentro de um SSD.

  • SSD (Solid State Drive ou unidade em estado sólido) é um componente de hardware que substitui o antigo HD (Hard Disk ou disco rígido) como unidade de armazenamento de dados nos PCs. Muito mais rápido, o SSD não possui discos físicos ou agulhas magnéticas, sendo capaz de acessar dados em uma fração de segundo e tornar seu computador mais ágil para abrir programas e executar tarefas.

    É um tipo de dispositivo, sem partes móveis, para armazenamento não volátil de dados digitais. São, tipicamente, construídos em torno de um circuito integrado semicondutor, responsável por armazenamento, diferindo de sistemas magnéticos ou óticos.

    Recebem esse nome para se diferenciar dos HDDs (Hard Disk Drive, que chamamos de discos rígidos), já que não utilizam partes móveis. Ou seja, não sofrem com possíveis falhas mecânicas, já que não há nada se movimentando dentro de um SSD.

  • Os Solid State Disks são discos de memória flash.

    SSD's:

    Não volátil;

    Podem ser mais confiáveis;

    Sem partes móveis;

    Mais rápidos (sem tempo de busca e latência);

    Consomem menos energia;

    Mais caros.

    Gabarito B

  • GABARITO- B

    Item A- errado. Disco rígido, winchester e HDD (Hard Disk Drive) são alguns nomes dados ao periférico de entrada e saída e armazenamento magnético, utilizado para armazenar desde os seus arquivos pessoais/corporativos até informações utilizadas exclusivamente pelo sistema operacional.

    Item B- CERTO. Nos SSDs (Solid State Disc) ou HD Flash, não existem partes móveis ou eletromecânicas, o que permite a redução das vibrações e ruídos. Isso faz com que os SSDs sejam muito mais resistentes que os HDs comuns contra choques físicos.

    Item C- errado. Serial ATA, ou SATA (Serial Advanced Technology Attachment) é uma tecnologia de transferência de dados entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa, como unidades de HD (disco rígido) e drives ópticos (Drive de CD/DVD). 

    Item D- errado. SCSI (Small Computer System Interface) é extremamente veloz (e claro, de alto custo!), utilizado principalmente em servidores para conectar dispositivos como scanners, discos, impressoras, unidades de fita. Usa-se geralmente uma placa controladora separada para se ter SCSI. 

    Item E- errado. O SAS (Serial Attached SCSI) é um novo padrão SCSI, porém com comunicação em série, não paralela.

  • SSD = MAIS RÁPIDO, MENOS ENERGIA e MAIS CARO DO QUE O HD

  • LETRA B).

    Apenas para fins de complemento: SATA, SCSI e SAS são tipos de barramentos de expansão.

  • SSD e solido .

  • Somando aos comentários já realizados. 

    Dispositivos de armazenamentos de dados 

    Disco rígido, winchester e HDD (Hard Disk Drive)

    São alguns nomes dados ao periférico de entrada e saída e armazenamento magnético, utilizado para armazenar desde os seus arquivos pessoais/corporativos até informações utilizadas exclusivamente pelo sistema operacional.

    SSDs (Solid State Disc) ou HD Flash

    Não existem partes móveis ou eletromecânicas, o que permite a redução das vibrações e ruídos. Isso faz com que os SSDs sejam muito mais resistentes que os HDs comuns contra choques físicos. Ou seja: Não volátil (Mantém informações salvas, mesmo sem energia), podem ser mais confiáveis; sem partes móveis; mais rápidos (sem tempo de busca e latência); consomem menos energia; mais caros.

    Serial ATA, ou SATA (Serial Advanced Technology Attachment) 

    é uma tecnologia de transferência de dados entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa, como unidades de HD (disco rígido) e drives ópticos (Drive de CD/DVD). 

    SCSI (Small Computer System Interface

    É extremamente veloz (e claro, de alto custo!), utilizado principalmente em servidores para conectar dispositivos como scanners, discos, impressoras, unidades de fita. Usa-se geralmente uma placa controladora separada para se ter SCSI. 

    SAS (Serial Attached SCSI

    É um novo padrão SCSI, porém com comunicação em série, não paralela.

  • HDDs: são periféricos de entrada e saída de armazenamento magnético, utilizado para armazenar desde arquivos pessoais até informações do sistema operacional.

    SSDs: também chamado de HD Flash, tem como sua principal característica a ausência de partes móveis ou eletromecânicas, o que permite a redução de vibrações e ruídos, tornando-os mais resistentes a choques físicos.

    SATA: é uma tecnologia de transferência de dados entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa, como unidades de HD.

    SCSI: é extremamente veloz, utilizado principalmente em servidores para conectar dispositivos como scanners, discos, impressoras, unidades de fita. Usa-se geralmente uma placa controladora separada para se ter SCSI.

    SASs: é um novo padrão SCSI, porém com comunicação em série, e não paralela.

    Si vis pacem, para bellum