SóProvas


ID
5329207
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O algoritmo do roteamento é a parte do software da camada de rede responsável pela decisão sobre a linha de saída a ser usada na transmissão do pacote de entrada. Um determinado algoritmo de roteamento opera fazendo cada roteador manter uma tabela que fornece a melhor distância conhecida até cada destino e determina qual enlace deve ser utilizado para se chegar lá. Essas tabelas são atualizadas através da troca de informações com os vizinhos. Esse algoritmo é útil no estabelecimento de rotas para os melhores caminhos pela rede; no entanto, leva muito tempo para convergir, em decorrência do problema da contagem ao infinito.


Considerando o que foi dito, o algoritmo de roteamento indicado corretamente é

Alternativas
Comentários
  • ... uma tabela que fornece a melhor distância conhecida até cada destino...

    Algoritmos de roteamento:

    1 - Vetor Distância : Calcula o número de saltos; RIP

    2 - Estado do enlace: Melhor convergência; OSPF

  • Algoritmo Vetor de Distância

     

    O algoritmo de vetor de distância DV – distance vector - é interativo, assíncrono e distribuído. É distribuído porque cada nó recebe alguma informação com respeito a um ou mais vizinhos diretamente conectados, faz cálculos e, após, distribui os resultados de seus cálculos para seus vizinhos. O interativo vem da troca de dados constante, até que não seja mais possível realizar tal troca. E assíncrono porque não requer que todos os nós rodem simultaneamente (KUROSE ; ROSS, 2009).

     

    Os algoritmos de roteamento, que usam vetor de distância, operam de forma que cada roteador mantenha uma tabela (isto é, um vetor), que fornece a melhor distância conhecida até o destino, e também indica qual linha deve ser utilizada para a transmissão. Tais tabelas são atualizadas através da troca de informações com os vizinhos. Esse algoritmo pode ser conhecido também como Bellman-Ford (algoritmo recebe esse nome pelo seu em homenagem aos seus pesquisadores, Bellman, 1957 e Ford em 1962) (TANEMBAUM, 2003)

     

    No roteamento de vetor de distância, cada roteador mantém uma tabela de roteamento indexada por cada roteador da sub-rede, e contém a entrada para cada um de tais roteadores. A entrada possui duas partes: a linha de saída a ser usada e uma estimativa do tempo ou da distância até o ponto final. Duas unidades métricas podem ser usadas: o número de hops ou o tempo em [ms] (TANEMBAUM, 2003)

    Fonte: https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialredeipec1/pagina_3.asp

  • Roteamento por Vetor de distância (RIP) >> UDP 520

    Este algoritmo trabalha baseado na ideia que cada roteador propaga periodicamente uma tabela com todas as redes conhecidas e a distância para alcançá-las. Geralmente, a distância é calculada pelo número de HOPS necessários para alcançar uma determinada rede.

    Roteamento de estado de enlace (OSPF)

    Este algoritmo trabalha baseado na ideia de que cada roteador possui informações sobre as redes que estão conectadas a ele e, periodicamente, testa para determinar se cada enlace está ativo. Com estas informações cada roteador divulga uma lista sobre o status de cada conexão, dizendo se estas estão ativas ou inativas. 

  • Os algoritmos de roteamento por vetor de distância operam fazendo cada roteador manter uma tabela (isto é, um vetor) que fornece a melhor distância conhecida até cada destino e determina qual enlace deve ser utilizado para chegar lá. Essas tabelas são atualizadas por meio da troca de informações com os vizinhos. No fim, cada roteador saberá o melhor enlace para alcançar cada destino.

    O roteamento por vetor de distância é útil como uma técnica simples para os roteadores calcularem coletivamente os caminhos mais curtos, mas tem um sério inconveniente na prática: apesar de convergir para a resposta correta, ele pode fazê-lo muito lentamente.

    Tanenbaum

  • Segundo Tanembaum, sobre os algoritmos de roteamento

    por inundação gera uma enorme quantidade de pacotes duplicados.

    por estado de enlace ,BGP que é um protocolo de roteamento

    por vetor de distância: cada roteador manter uma tabela que fornece a melhor distância

    GABARITO C

    pelo caminho mais curto: grafo de rede