SóProvas


ID
5330041
Banca
PROGEPE
Órgão
UFPR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A China representa oportunidades ímpares para o agronegócio brasileiro. Sua enorme população e o crescimento da renda dos chineses demandam, continuamente, mais alimentos, tanto em quantidade quanto em qualidade. A respeito da agricultura chinesa e das possibilidades de o agronegócio brasileiro manter-se atuante no mercado chinês, considere as seguintes afirmativas:

1. Se por um lado o governo brasileiro precisa conhecer bem as transformações em andamento na política e na sociedade chinesas no que tange à criação de oportunidades para o agronegócio brasileiro, por outro lado o governo do Brasil necessita investir internamente em infraestrutura para tornar o país mais competitivo no mercado chinês de commodities.
2. Dado o enorme consumo de uma população superior a 1,4 bilhão de pessoas associado ao fato de uma agricultura com produção insuficiente para abastecer as demandas internas, a China necessita importar soja, arroz, milho e trigo, podendo beneficiar-se do agronegócio brasileiro.
3. Diferentemente do Brasil, boa parte das terras chinesas são inaproveitáveis para a agricultura, devido à declividade do relevo, ao clima inadequado e a processos de desertificação, assim como à degradação de terras aráveis e sua contaminação decorrente do uso excessivo de insumos, exigindo novas práticas ambientalmente adequadas.
4. Desde 2009, a China é considerada o maior parceiro comercial do Brasil, e a parceria entre ambos já é vista como parceria global, em que o agronegócio é um dos pilares da relação bilateral, demandando a cooperação em ciência e tecnologia agropecuária.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da 2 é que a China não importa arroz do Brasil. Se alguém souber mais informações, avise-me!

  • Exportar: significa a saída de um produto ou mercadoria de um país para o outro. ... Importar: É quando um país compra mercadorias ou produtos originados de outro país.

  • De acordo com a página AgroLink, a China não importa arroz nem trigo.

    "A importação de frango para a China não representa uma opção promissora de mercado para o Brasil, pois o país asiático é quase autossuficiente. Porém, para atender à demanda por ração animal, a China necessita importar milho e, sobretudo, soja. Adicionalmente, a aquacultura é um negócio em franca expansão na China, e pode atender grande parte do futuro mercado de carnes. A modernização da cadeia, em especial no tocante ao aspecto nutricional, também pressionará o aumento da demanda de grãos como soja e milho, o que pode representar um impulso enorme nas importações destes produtos."

    https://www.agrolink.com.br/colunistas/china--producao-e-importacao-de-alimentos_429033.html#:~:text=O%20pa%C3%ADs%20precisar%C3%A1%20importar%20frutas,que%20podem%20suprir%20produtos%20agr%C3%ADcolas.