SóProvas


ID
5330614
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Sabe-se que o uso correto das grades garante uma boa qualidade de imagem. Seu uso incorreto resulta na perda de densidade óptica ao longo do todo ou parte da imagem radiográfica. Esse aspecto é chamado de corte da grade. Assinale a alternativa que está relacionada a esse problema.

Alternativas
Comentários
  • A ) Grade de cabeça para baixo Cada grade é rotulada a fim de indicar o lado que deve ser posicionado de frente ao tubo de raios X. As tiras de chumbo são inclinadas ou focadas de modo que permitam que o feixe de raios X atravesse desimpedido (se a DFR estiver dentro do alcance focal e a grade estiver corretamente posicionada). Se a grade for posicionada de cabeça para baixo, a imagem mostrará um grave corte

    B ) Grade desnivelada   Com a angulação, o RC deve ser inclinado ao longo do eixo longo das faixas de chumbo. Angular o raio atravessando as linhas da grade resulta em corte da grade. O corte por desnível também ocorre se a grade estiver inclinada; o RC atinge as linhas de chumbo em algum ângulo.

    C ) Grade descentralizada O RC deve ser centralizado ao longo do eixo da grade. Se não estiver, a descentralização lateral pode ocorrer. Quanto mais o RC estiver desalinhado em relação à linha do centro da grade, maior é o corte resultante. Em certas situações médicas, nas quais é difícil posicionar a área de interesse no centro da grade, esta deve estar virada de modo que as faixas de chumbo corram perpendicularmente ao comprimento do paciente, a fim de permitir a centralização precisa (p. ex., feixe horizontal lateral da coluna lombar).

    D )  Grade desfocada Uma grade focada deve ser usada numa DFR específica, se o corte da grade puder ser prevenido. Grades geralmente têm uma DFR mínima e máxima utilizável; é o que se chama de alcance focal. O alcance focal é determinado pela frequência da grade (número de tiras de grade por polegada ou centímetro) e pela razão da grade (altura das tiras de chumbo comparada ao espaço entre elas). Grades portáteis geralmente têm menor frequência de grade e baixa razão da grade em relação às grades fixas ou à grade de Bucky. Uma razão da grade típica de grades portáteis é 6:1 ou 8:1, comparadas com 12:1 para grades de Bucky. Isso indica um melhor alcance focal para grades portáteis, mas as limitações de DFR ainda existem para prevenir o corte de grade. Cada tecnólogo deve saber que tipos de grades portáteis estão disponíveis, bem como o alcance focal de cada um.

    Alternativa A