SóProvas


ID
5332375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos conceitos básicos de informática, julgue o item que se segue. 


Os vírus do tipo cavalo de Troia, também conhecidos como trojans, podem ser instalados por outros vírus e programas, mas também podem infectar o ambiente por meio de links durante a navegação na Internet ou até mesmo por meio de emails falsos (phishing).

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    ATTENTION

    • Para o Cespe, Cavalo de Tróia pode ser tanto VÍRUS quanto MALWARE...

    Questão recente que confirma...

    • (CEBRASPE - PF 2018) - Cavalos de Tróia são exemplos de vírus contidos em programas aparentemente inofensivos e sua ação danosa é mascarada pelas funcionalidades do hospedeiro. (C)

    Cavalo de Troia

    • Programas impostores, arquivos que se passam por um programa desejável , mas que, na verdade, são prejudiciais, pois  executam mais funções  além daquelas que aparentemente ele foi projetado.
    • Contém códigos maliciosos que, quando ativados, causam a perda ou até mesmo o roubo de dados. 
    • Não infecta outros arquivos
    • Não se replica

    Questões para fixar o assunto...

    (CESPE - 2012) O Cavalo de Troia, ou Trojan Horse, é um tipo de programa de computador, geralmente enviado por email, que, quando executado, permite que o remetente tenha acesso ao computador infectado, sempre que este estiver conectado à rede. (C) 

    (CESPE - 2016) Diferentemente dos cavalos de troia, os spywares têm a finalidade de capturar informações em um computador, mas sem o objetivo de dominar tal computador nem de corromper o sistema. (C) 

    (CESPE - 2008)Trojan é um programa que age utilizando o princípio do cavalo de tróia. Após ser instalado no computador, ele libera uma porta de comunicação para um possível invasor. (C)

  •  GABA

    CERTO.

    o CEBRASPE, no concurso da Polícia Federal de 2018, trouxe uma afirmação que o TROJAN era um exemplo de vírus como item CORRETO.

    (CEBRASPE/DP/PAPILOSCOPISTA.2018)

    Cavalos de Troia são exemplos de vírus contidos em programas aparentemente inofensivos e sua ação danosa é mascarada pelas funcionalidades do hospedeiro.

    por isso durante a prova, marquei correto, com medo, mas marquei por causa da forma da banca cobrar e NÃO TER CONHECIMENTO APROFUNDADO DO ASSUNTO!

    pertencelemos!

  • CERTA

    Cavalo de Troia: programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções sem o conhecimento do usuário.

    QUESTÕES DO ASSUNTO:

     CESPE/ Câmara dos Deputados/ 2012- O Cavalo de Troia, ou Trojan Horse, é um tipo de programa de computador, geralmente enviado por email, que, quando executado, permite que o remetente tenha acesso ao computador infectado, sempre que este estiver conectado à rede. CERTO

     CESPE/ MPU/ 2010- Cavalo de Troia é exemplo de programa que atua na proteção a um computador invadido por hackers, por meio do fechamento de portas, impedindo o controle remoto do sistema. ERRADO

    CESPE/2016//FUB- Diferentemente dos cavalos de troia, os spywares têm a finalidade de capturar informações em um computador, mas sem o objetivo de dominar tal computador nem de corromper o sistema. CERTO

     CESPE/ Câmara dos Deputados/ 2012-Um arquivo do tipo PDF não carrega código malicioso, como cavalo de troia. ERRADO

    CESPE/PC-TO/2008-Trojan é um programa que age utilizando o princípio do cavalo de tróia. Após ser instalado no computador, ele libera uma porta de comunicação para um possível invasor. CERTO

  • GAB C

    Revisão geral :

    Trojan Horse: vírus ou malware que faz o que aparenta como disfarce para realizar funções maliciosas -> Precisa ser executado.

    - Não infecta outros arquivos e não consegue se replicar. 

    Scareware ou Software de engano: faz com que o usuário acesse sites infestados de Malwares

    Pharming ou Envenenamento de DNS: redireciona um usuário que digitou o ID do site legítimo para um site falso.( pharming)

    - Ocorre LOCALMENTE, alterando a DNS do navegador, ou em ESCALA, alterando a cache de DNS que busca o site.

    Spoofing: técnica utilizada para esconder o endereço real do atacante por meio de alteração do cabeçalho do pacote IP.

    - É utilizado em qualquer protocolo.

    Sniffing: captura pacotes e os analisam a Escuta ou fareja a rede

    - Nem sempre é um ataque, pois é o que o IDS faz.

    Keylogger: captura o que é digitado no teclado.

    Spywares: programa espião que busca adquirir infos pessoas de usuários.

    - Para ser instalado, é necessário ser executado. ( o espião precisa ser executado ) 

    Questão ) O objetivo do vírus Nimda é identificar as falhas de segurança existentes nos sistemas operacionais para contaminar computadores de empresas e propagar-se. Gab c

    Questão ) Trackwares são programas que rastreiam a atividade do sistema, reúnem informações do sistema ou rastreiam os hábitos do usuário, retransmitindo essas informações a organizações de terceiros. Gab c

    4 passos

  • GAB: CERTO

    Trojan Horse (Cavalo de Troia)

    Características:

    • Um Cavalo de Troia é recebido pelo usuário como um Presente.

    • Depende de ação do usuário.

    • Podemos considerá-lo em essência como um meio para a contaminação do computador por outras pragas.

    • Executa as tarefas a que se propõe como um disfarce.

    Ano: 2012 Banca: CESPE/CEBRASPE Órgão: Câmara dos deputados Provas: Técnico Legislativo - Técnico em Radiologia

    O Cavalo de Troia, ou Trojan Horse, é um tipo de programa de computador, geralmente enviado por email, que, quando executado, permite que o remetente tenha acesso ao computador infectado, sempre que este estiver conectado à rede.

    CERTO

    Ano: 2016 Banca: VUNESP Ógão: MPE-SP Prova: Analista Técnico Científico - Engenheiro de Computação

    Existem diversos tipos de malwares que podem infectar e prejudicar os computadores. O tipo de malware que se disfarça como programas legítimos para ser instalado nos computadores pelos usuários é denominado

    A) Backdoor.

    B) Hijacker

    C) Spyware.

    D) Trojans.

    E) Worms.

  • Dica para ajudar a gravar cada malware:

    Depois de estudar o conceito, vá no goolgle, digite o nome e coloque em imagens, vai aparecer uma imagem legal pra fazer associação.

    Ex: quando vc colocar "rootkit" em imagens, vai aparecer a imagem de um carinha usando uma camiseta escrita com "Rootkit - Cleaning Service", limpando os rastros da ação maliciosa, para esconder a presença de outro carinha do mal. Com isso nunca mais esqueci esse e outros malwares.

    Parece bobo, mas me ajudou a gravar melhor. Não serviu tanto para outros assuntos, mas para essa parte de segurança da informação e malwares ajudou.

  • CERTO

    DEFINIÇÃO:

    Cavalo de troia, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

    TIPOS:

    Trojan Downloader: instala outros códigos maliciosos, obtidos de sites na Internet.

    • Trojan Dropper: instala outros códigos maliciosos, embutidos no próprio código do trojan.

    • Trojan Backdoor: inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao equipamento.

    • Trojan DoS: instala ferramentas de negação de serviço e as utiliza para desferir ataques.

    • Trojan Destrutivo: altera/apaga arquivos e diretórios, formata o disco rígido e pode deixar o computador fora de operação.

    • Trojan Clicker: redireciona a navegação do usuário para sites específicos, com o objetivo de aumentar a quantidade de acessos a estes sites ou apresentar propagandas.

    • Trojan Proxy: instala um servidor de proxy, possibilitando que o equipamento seja utilizado para navegação anônima e para envio de spam.

    • Trojan Spy: instala programas spyware e os utiliza para coletar informações sensíveis, como senhas e números de cartão de crédito, e enviá-las ao atacante.

    • Trojan Banker ou Bancos: coleta dados bancários do usuário, através da instalação de programas spyware que são ativados quando sites de Internet Banking são acessados.

    É similar ao Trojan Spy porém com objetivos mais específicos

    Fonte: Cartilha de segurança, Cert.

  • Galera, nesse caso a banca pode chamar o Cavalo de Troia de vírus.?

  • O cespe é acostumado a chamar cavalo de troia de vírus, embora a nomenclatura correta seja malware.

  • Gabarito: CERTO. Comentários ótimos, vale notar duas coisas importante:

    1. Cavalo de troia p/ Cespe é vírus (várias questões nesse sentido) ¯\_( ͡❛ ͜ʖ ͡❛)_/¯
    2. Pela primeira vez vejo a Cespe contrariando a cartilha de segurança, na cartilha considera-se que o Trojan apenas é instalado pela execução explícita do código malicioso. Apesar de o Trojan poder ser obtido pelos meios citados na questão, sua instalação não ocorre daquela forma (seguindo a cartilha). Se fossemos seguir a risca a tabela que a cespe usa a anos, a questão estaria incorreta.

    Parece que o site da cartilha mudou de design, mas se alguém quiser a cartilha para conferir:

    https://drive.google.com/file/d/1QDEkPOub5BVDeZe8abDgcj2QK3PpEXYt/view?usp=sharing

  • Minha dúvida na questão foi a definição de phishing como "emails falsos"

    Phishing, segundo a catilha CERT, são técnicas para obter informacoes pessoais, senha e login de sites bancários por exemplo. Informacoes pessoais que proporcionam ao cracker alguma vantagem financeira.

    quando a banca restringe o conceito para emails falsos, eu pensei estar errado o item.

    Alguém pode explicar melhor??

  • para a CEBRASPE

    Cavalo de Tróia = Vírus = Malware

  • Gabarito: Certo

    O maior desafio da assertiva, além de conhecer o tipo de malware citado, foi descobrir se a banca utilizou o termo ''vírus'' com intuito de fazer uma pegadinha ou generalizou. Conforme as questões divulgadas pelos qcolegas, a cespe utiliza o termo ''vírus'' para o malware cavalo de troia de forma generalizada. Portanto, atente-se ao comando da questão.

    Meus resumos:

    Tipos de malware:

    Backdoor: é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

    Bot/Zumbi: é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente.

    Botnets: é uma rede formada por centenas ou milhares de computadores zumbis e que permite potencializar as ações danosas executadas pelos bots.

    Cavalo de Troia/Trojan: é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

    Ransomware: Também chamado de scareware, esse tipo de malware pode bloquear/criptografar seu computador e ameaçar apagar tudo a menos que um resgate seja pago.

    Rootkit: é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.

    Spyware: é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Alguns tipos específicos de programas spyware são:

    1. Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador.
    2. Screenlogger: similar ao keylogger, capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado.
    3. Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas.

    Vírus: é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. NÃO é um programa autossuficiente pois precisa ser executado para executar sua programação

    Worms: é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Bons estudos.

  • Essa questão me soou como o gemidão do whatsapp. Pegou geral hehe

  • Minha contribuição.

    Trojan Horse (cavalo de troia): é um arquivo que é enviado se passando por um aplicativo útil, como um ''presente de grego'', mas que na verdade possui funcionalidades maliciosas escondidas. Ao contrário do vírus, o trojan não se replica automaticamente e é preciso que o arquivo seja preparado como tal para que, após o arquivo ser necessariamente executado, a máquina torne-se infectada.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Com certeza. Esse tipo de vírus, no mundo digital, é o que mais pega o usuário despreparado. Sites pornográficos é a vitrine de TROJANS. Esse malware pode está associados a outras pragas digitais.

    Gabarito certo

    Fonte CERT.BR

  • Cavalo de troia p/ Cespe é vírus (várias questões nesse sentido)

    Cavalo de troia p/ Cespe é vírus

    Cavalo de troia p/ Cespe é vírus

    Cavalo de troia p/ Cespe é vírus

    Cavalo de troia p/ Cespe é vírus

    Cavalo de troia p/ Cespe é vírus

    e foi cobrada recentemente na PM-AL/21... fiquem atentoos

  • Segundo a cartilha de segurança da Internet, Cavalo de Troia é:

    Cavalo de troia1, trojan ou trojan-horse, ´e um programa que, além

    de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado,

    também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento

    do usuário.

    Exemplos de trojans são programas que você recebe ou obtém de sites na Internet e que parecem

    ser apenas cartões virtuais animados, ´álbuns de fotos, jogos e protetores de tela, entre outros. Estes

    programas, geralmente, consistem de um ´único arquivo e necessitam ser explicitamente executados

    para que sejam instalados no computador.

    Trojans também podem ser instalados por atacantes que, após invadirem um computador, alteram

    programas já existentes para que, além de continuarem a desempenhar as funções originais, também

    executem ações maliciosas.

  • NOS ESTUDOS APRENDE-SE QUE CAVALO DE TROIA É UM PROGRAMA E NÃO UM VÍRUS!!!!

  • Aquela questão que você erra por saber demais. Esse termo "vírus" foi de lascar!

  • O dicionário cespiano que me mata!

  • Recomendo que estudem esse assunto pela cartilha de segurança para a internet.

    Domingo, na prova da PMAL o Cebraspe trouxe o entendimento que o Trojan não pode ser adquirido se alguém não te enviar. Apesar de soar estranho, está lá na cartilha.

    Para quem quiser, segue o link: https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf

  • dar vontade de colocar errado, como diz meu prof:

    cavalo de troia e uma coisa e virus e outra coisa......entendedores entenderão

  • Vc tem que estudar o conteúdo programático e a Cespe. Por isso é importante ter professores que entendam a banca.

  • GABARITO: CERTO

    O vírus cavalo de troia aparenta se inofensivo, mas na verdade é um programa disfarçado cujo o proposito é infectar o sistema operacional do PC ou da rede .

    @MOURA_PRF

    #FÉ NA MISSÃO

    "COLOCAR DEUS EM PRIMEIRO LUGAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL E VAI ATRÁS DOS SEUS OBJETIVOS, JÁ QUE ESSA TAREFA SOMENTE DEPENDE DE VOCÊ"

  • Cespe e seus termos... Virus e Trojans são diferentes....

  • TROIA = TROUXA

  • GAB. C

    Cavalo de troia p/ Cespe é vírus

  • Exemplos de trojans (cavalo de troia) são programas que você recebe ou obtém de sites na Internet e que parecem ser apenas álbuns de fotos, jogos e protetores de tela, entre outros. Estes programas, geralmente, consistem de um único arquivo e necessitam ser explicitamente executados para que sejam instalados no equipamento.

    Trojans também podem ser instalados por atacantes que, após invadirem um equipamento, alteram programas já existentes para que, além de continuarem a desempenhar as funções originais, também executem ações maliciosas.

    fonte: Cartilha de Segurança para Internet - https://cartilha.cert.br/

    Gab.: CERTO

  • Se a banca acha que o Cavalo de Tróia é vírus, quem sou eu pra discordar? Eu quero é acertar a questão. Temos que estudar a banca e entender seus conceitos.

  • Cavalo de Troia/Trojan: é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

  • Ótima questao para colocar no seu resumo como conçeito.

  • CERTO

    CAVALO DE TRÓIA PRA CESPE É VÍRUS, É UM MALWARE!!!

    PMAL2022

  • FIXAÇÃO:

    • (CEBRASPE - PF 2018) - Cavalos de Tróia são exemplos de vírus contidos em programas aparentemente inofensivos e sua ação danosa é mascarada pelas funcionalidades do hospedeiro. (C)

    Cavalo de Troia

    • Programas impostores, arquivos que se passam por um programa desejável , mas que, na verdade, são prejudiciais, pois  executam mais funções  além daquelas que aparentemente ele foi projetado.
    • Contém códigos maliciosos que, quando ativados, causam a perda ou até mesmo o roubo de dados. 
    • Não infecta outros arquivos
    • Não se replica

    Questões para fixar o assunto...

    (CESPE - 2012) O Cavalo de Troia, ou Trojan Horse, é um tipo de programa de computador, geralmente enviado por email, que, quando executado, permite que o remetente tenha acesso ao computador infectado, sempre que este estiver conectado à rede. (C) 

    (CESPE - 2016) Diferentemente dos cavalos de troia, os spywares têm a finalidade de capturar informações em um computador, mas sem o objetivo de dominar tal computador nem de corromper o sistema. (C) 

    (CESPE - 2008)Trojan é um programa que age utilizando o princípio do cavalo de tróia. Após ser instalado no computador, ele libera uma porta de comunicação para um possível invasor. (C)

    Gostei

    DEFINIÇÃO:

    Cavalo de troia, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

    TIPOS:

    Trojan Downloader: instala outros códigos maliciosos, obtidos de sites na Internet.

    • Trojan Dropper: instala outros códigos maliciosos, embutidos no próprio código do trojan.

    • Trojan Backdoor: inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao equipamento.

    • Trojan DoS: instala ferramentas de negação de serviço e as utiliza para desferir ataques.

    • Trojan Destrutivo: altera/apaga arquivos e diretórios, formata o disco rígido e pode deixar o computador fora de operação.

    • Trojan Clicker: redireciona a navegação do usuário para sites específicos, com o objetivo de aumentar a quantidade de acessos a estes sites ou apresentar propagandas.

    • Trojan Proxy: instala um servidor de proxy, possibilitando que o equipamento seja utilizado para navegação anônima e para envio de spam.

    • Trojan Spy: instala programas spyware e os utiliza para coletar informações sensíveis, como senhas e números de cartão de crédito, e enviá-las ao atacante.

    • Trojan Banker ou Bancos: coleta dados bancários do usuário, através da instalação de programas spyware que são ativados quando sites de Internet Banking são acessados.

    É similar ao Trojan Spy porém com objetivos mais específicos

    Fonte: Cartilha de segurança, Cert

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • já vi professores falarem que cavalo de troia é prejudicial, porém NÃO é considerado vírus. vai entender.

  • O trojan horse ou cavalo de troia pode ser considerado um tipo de vírus... questão correta!!!!
  • Só para o cespe que trojan é virús, essa banca do cão

  • Uma dica: cavalo de tróia é o mais extenso dos malwares

    Acredito que não há nada que ele não possa fazer. Então a probabilidade da questão estar certa é muito alta

  • famoso cavalo do cão

  • QUEEEEEEEEEE????

    QUAL O POSICIONAMENTO DO CESPE.....

    CAVALO DE TROIA,PELO O QUE OS PROFESSORES FALAM NÃO É CONSIDERADO VÍRUS, TODAVIA, CASO ESTEJA ERRADO PEÇO QUE OS COLEGAS ME CORRIJAM.

    DESDE JÁ, GRATO.

    #FOCO #FORÇA #FÉ