SóProvas


ID
5333653
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A escravidão moderna caracterizou-se por trazer à tona uma realidade nova ao já secular comércio de escravos ocorrido no continente africano.

(Lilia Schwarcz e Heloísa Starling. Brasil: uma biografia. 1. ed. São Paulo: Cia das Letras, 2015)

De acordo com as autoras, na obra Brasil: uma biografia, a referida nova realidade consiste

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    "na mudança de escala do comércio de africanos escravizados, tanto no que se refere ao volume de cativos, quanto no emprego crescente da violência. Isso alterou a dinâmica de guerras e das redes de relacionamento internas dos estados africanos."

    Quando as autoras dizem sobre a alteração da dinâmica na estrutura social, política e econômica dos Estados africanos, elas querem dizer que, dentro da cultura tribais desses africanos, existia uma dinâmica própria já estabelecida a milhares de anos.

    É de se notar que essa cultura predominante de guerra de muitas dessas tribos, culturalmente era aplicadas o sistema de escravidão entre povos vencedores e vencidos. Essa seria a dinâmica regular das guerras, mas quando outros povos, no nosso caso, a coroa portuguesa integra nessa relação, se aproveitando dessa prática cultural para obter lucros, ela altera drasticamente essa dinâmica.

    Antes esses povos guerreavam entre si para conquistar reinos, aumentar sua influência etc e com isso acabavam por escravizar os vencidos (em escala regional), mas quando te oferecem um preço para você fazer isso, intensifica a guerra dos povos, não só para os interesses regionais, mas uma escala global a qual interessava Portugal.

    Com isso temos mais guerras, mais escravos, uma morte gradual de toda uma cultura milenar desses povos em favor de um interesse mercantilista europeu.

    (CASO ESTEJA ERRADO, ME INFFORMEM POR PRIVADO)