SóProvas


ID
5334976
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com o objetivo de promover pouco a pouco a substituição do braço escravo na lavoura de café, recorreu-se, nos meados do século XIX, à colonização estrangeira, sob sistema de parceria. Pretendia-se, dessa maneira, conciliar fórmulas usadas nos núcleos coloniais de povoamento com as necessidades do latifúndio cafeeiro. Contava-se com a experiência dos núcleos coloniais de povoamento cuja criação desde a vinda da Corte de D. João VI para o Brasil tinha sido estimulada. A partir de então, havia se rompido definitivamente com as tradicionais restrições à fixação de estrangeiros na colônia. Estimulava-se a vinda de imigrantes.

(Emília Viotti da Costa. Da monarquia à república: momentos decisivos. 6. ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999)

O trecho acima aponta um primeiro motivo para o incentivo à imigração: a substituição do trabalho escravo. Outros motivos pertinentes para se estimular a migração foram:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C. A pressão inglesa para que o Brasil deixasse de lado seu sistema de escravidão fez com que o império adotasse pequenas medidas para que esta atividade fosse deixada de lado e a extinção do tráfico internacional de escravos africanos foi uma grande ruptura, pois era uma economia que gerava uma receita astronômica para o governo, então esse excedente de dinheiro foi destinado a revitalização do país, "capital" e boa parte voltada ao incentivo da entrada de estrangeiros que aos poucos substituiria a mão de obra escrava.

    Esse investimento foi tão grande que foram criadas companhias de imigração que até financiavam viagens e propagandas no exterior e essa proposta de se trazer uma mão de obra mais especializada, como foi o caso bastante emblemático dos italianos, tínhamos uma proposta de europeização "branqueamento" da população brasileira que em suma era formada majoritariamente por indígenas, mestiços e negros.