SóProvas


ID
5338240
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A luneta astronômica é um instrumento óptico destinado à observação de objetos celestes a grandes distâncias. Este instrumento consta basicamente de duas lentes, não justapostas e associadas coaxialmente, a objetiva e a ocular. Como o saudoso Prof. Dr. Alberto Gaspar escreveu em seu livro, a palavra objetiva pode ser entendida como uma abreviação da expressão “lente voltada para o objeto” e a palavra ocular está relacionada aos olhos. Sabe-se que a objetiva apresenta grande distância focal e a imagem conjugada é invertida e serve de objeto para a ocular. A imagem conjugada pela ocular é invertida com relação ao objeto celeste e maior com relação a imagem conjugada pela objetiva.
Portanto, pode-se concluir que:

Alternativas
Comentários
  • A questão diz que a lente objetiva inverte a imagem, portanto é convergente, uma vez que as lentes divergentes não fazem isso.

    A questão também informa que a lente ocular aumenta a imagem conjugada pela lente objetiva sem inverter a mesma, desse modo, entende-se que é convergente também, já que lente divergente não amplia a imagem, pelo contrário.

    Me corrijam se eu estiver errado, por favor!

  • Lente divergente só conjuga imagem virtual, direita e menor!!!!
  • Se as duas lentes possuem a imagem invertida em relação ao objeto, só podem ser convergentes, lentes divergentes não aceitam inversão, são somente menor, direita e virtual, GAB LETRA (B)