SóProvas


ID
533878
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

São tipos de sistemas multiprogramáveis/ multitarefa:

Alternativas
Comentários
  • Os sistemas multiprogramáveis ou multitarefa podem ser classificados pela forma com que suas aplicações são gerenciadas, podendo ser divididos em sistemas batch, de tempo compartilhado ou de tempo real. Um sistema operacional pode suportar um ou mais desses tipos de processamento, dependendo de sua implementação.

    Fonte: http://forum.imasters.com.br/topic/333787-tipos-de-sistemas-operacionais/
  • SISTEMA BATCH: 
    – Os sistemas batch foram os primeiros tipos de sistemas operacionais multiprogramáveis a serem implementados na década de 1960. 
    – Os programas, também chamados de jobs, eram submetidos para execução através de cartões perfurados e armazenados em disco ou fita (armazenamento serial), onde guardavam para serem processados.
    – Posteriormente, em função da disponibilidade de espaço na memória principal, os jobs eram executados, produzindo uma saída em disco ou fita.
    – Tem a característica de não exigir a interação do usuário com a aplicação. Todas as entradas e saídas de dados são implementadas por algum tipo  de memória  secundária, geralmente arquivos em disco.

    Sistemas de tempo compartilhado (time-sharing)
    – Permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo (time-slice): um dos princípios do round-robin. 
    – Caso a fatia de tempo não seja suficiente para a conclusão do programa, esse é interrompido pelo sistema operacional e substituído por um outro, enquanto fica aguardando por uma nova fatia de tempo. 
    – O sistema cria um ambiente de trabalho próprio, dando a impressão de que todo o sistema está dedicado, exclusivamente, para cada usuário.
    – Geralmente, sistemas de tempo compartilhado permitem a interação dos usuários com o sistema através de terminais que incluem vídeo, teclado e mouse, tipo thin-client.

    Sistemas de tempo real (real-time) 
    – São implementados de forma semelhante à dos sistemas de tempo compartilhado: a principal diferença é o tempo de resposta exigido no processamento das aplicações.
    – Tempos de resposta devem estar dentro de limites rígidos, que devem ser obedecidos, quando bem projetados, podem ser bastante eficientes, caso contrário poderão ocorrer problemas irreparáveis.
    – Nestes sistemas não existe a idéia de fatia de tempo: um programa utiliza o processador o tempo que for necessário ou até que apareça outro mais prioritário.
    – Esses sistemas normalmente estão presentes em aplicações de controle de processos, como no monitoramento de refinarias de petróleo ou controle de tráfego aéreo.
    Fonte: http://www.maxwellanderson.com.br/academico/materiais/so/so1/SOI-03.pdf
  • d-

    processamento em batch foi implementado para executar jobs, processando volumes de dados como relatorios, indexacao de arquivos, backups e calculos. nao havia interacao com usuario. Time sharing permite execucao do sprogramas por time slices, mais de 1 por programa se necessario. Se execucao por inteironao for possivel, retorna ao processador depois p/ continuar. Permite varios usuarios simultaneos por terminais (1 maquina central).real time systems priorizam tempo, com limites rigidos de tolerancia. Nao ha time slice; o programa usa o priocessador o quanto necessario. Ha 2 subtipos: critico (controle de voo, equipamento hospitalar) e nao-critico, o qual falhas nao resultam em desastres.