SóProvas


ID
5338879
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Maripá - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação ao concreto e ao fenômeno da carbonatação, assinalar a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A relação da umidade relativa com a profundidade de carbonatação em função do tempo é bastante complexa, devido aos aleatórios ciclos de umedecimento e secagem aos quais as estruturas podem estar expostas.

  • O processo de corrosão nas armaduras normalmente é causado pela carbonatação.

    A carbonatação não deteriora o concreto, mas causa a dissolução da camada de despassivação que protegia o aço causando a corrosão da armadura. 

    Bauer (1994) cita que a carbonatação é um fenômeno químico resultante da combinação do hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) com gás carbônico do ar atmosférico (CO2), na razão de 0,03 a 0,05% em volume, para formar o (CACO3) carbonato de cálcio, ou calcário, insolúvel em água, que se deposita nos poros do concreto, fechando-o. Portanto, a Letra A está correta.

    O autor complementa que “a carbonatação depende, em primeiro lugar, do estado da pasta de cimento endurecida. A disposição dos poros e a quantidade de água retida são determinantes principais, e as duas influenciam a penetração do ar". Portanto, a Letra B está correta também.

    Segundo Bauer, o fenômeno da carbonatação é descrito por duas zonas bem definidas: zona carbonatada e não carbonatada. Elas são separadas por uma superfície irregular conhecida como frente de carbonatação (ver figura). Logo a Letra C também está correta.



    FONTE: Bauer (1994).

    O erro da questão está na Letra D.

    Bauer diz aque:

    "A profundidade de carbonatação varia de um ponto para outro, de acordo com a permeabilidade porosidade do concreto, e é uma variável não transiente aumenta com o tempo. A profundidade de carbonatação é calculada em função da idade do concreto e do coeficiente de carbonatação".

    Gabarito do Professor: Alternativa D

    FONTE: BAUER, L. A. Falcão. Materiais de Construção. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1994.
  • O ensaio de carbonatação consiste na visualização da alteração do pH do concreto de cobrimento, o que é possível pela aspersão de um indicador de pH. Usualmente, utiliza-se uma solução de fenolftaleína (1 g da fenolftaleína em 50 ml de álcool etílico e diluição desta mistura em água destilada até completar 100 ml). Para o ensaio, o concreto de cobrimento é fraturado e, após a limpeza da área, feita a aspersão da solução. Na oportunidade, pode ser também verificado o estado e o diâmetro efetivo da armadura e determinada a espessura efetiva do concreto de cobrimento.