SóProvas


ID
5340010
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Leopoldo - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia

“Uma das questões colocadas à Sociologia é a que se refere à persistência das relações sociais. O que pode levar a que o conteúdo dessas relações ou elas próprias se mantenham? Dito de outro modo, o que faz com que os indivíduos deem às suas ações um sentido determinado que perdure com regularidade no tempo e no espaço? Qual é a base da regularidade nas ações das pessoas se o que lhes dá sentido não é uma instituição abstrata? Uma vez que Weber entende que o social constrói-se a partir das ações individuais, cria-se um problema teórico: como é possível a continuidade da vida social? A resposta para tais questões encontra-se no fundamento da organização social, chave do verdadeiro problema sociológico: a dominação ou a produção da legitimidade, da submissão de um grupo a um mandato.” (QUINTANEIRO, 1995). Considerando os conceitos de poder, dominação e autoridade na perspectiva teórica desenvolvida pelo sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), analise as seguintes assertivas:


I. Há duas formas básicas de estruturas de dominação características do Estado moderno: a carismática e a simbólica.

II. Poder significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda a resistência e independentemente do fundamento dessa probabilidade.

III. A dominação é um estado de coisas pelo qual uma vontade manifesta do dominador ou dos dominadores influi sobre os atos de outros, de tal modo que, em um grau socialmente relevante, estes atos têm lugar como se os dominados tivessem adotado, por si mesmos e como máxima de sua ação, o conteúdo do mandato.

IV. A dominação do tipo carismático deriva sua legitimação do cumprimento das obrigações estatutárias, em virtude da fé na validade do estatuto legal e da competência funcional, baseada em regras racionalmente criadas.


Quais estão corretas? 

Alternativas