SóProvas


ID
5344258
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Verdejante - PE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Na rotina do serviço público, é possível que não haja servidor público com atribuições exclusivas para determinadas funções, de forma que o mesmo pode ser escolhido, pela autoridade superior, para atuar temporiamente em determinado caso, retornando, em seguida, para a sua função principal. Nesse caso, trata-se de uma designação:

Alternativas
Comentários
  • Ad hoc = Para este fim particular. Diz-se de pessoa designada para realizar uma tarefa específica.

    Ad nutum = Segundo a vontade ou o arbítrio. Diz-se de ato que pode ser revogado, sem necessidade de justificação, pela vontade de uma das partes.

    Gabarito: Letra B✅

  • Ad hoc – para o caso, eventualmente. Diz-se de pessoa designada para realizar uma tarefa específica.

    é possível que não haja servidor público com atribuições exclusivas para determinadas funções, de forma que o mesmo pode ser escolhido, pela autoridade superior, para atuar temporiamente em determinado caso, retornando, em seguida, para a sua função principal. Nesse caso, trata-se de uma

    Ad nutum – à vontade, segundo a vontade, ao arbítrio. (O empregado sem estabilidade

    — ministro, secretário de governo, ocupante de cargo de confiança pode ser demitido

    segundo a vontade do patrão, a qualquer hora. Exemplo: O ministro disse que é demissível

    ad nutum.

  • Ad hoc: Para este fim particular. Diz-se de pessoa designada para realizar uma tarefa específica. Tem um caráter temporário.

    g: B

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente ao termo em latim usado para se referir à designação temporária de um servidor para atuar em um caso específico.



    a) Ex nunc é uma expressão em latim que significa “desde agora", de acordo com a tradução literal para o português. Esse termo é bastante comuns no âmbito jurídico, pois classifica o tipo de efeito que determinada sentença ou lei terá. Desse modo, constatamos que não é a alternativa a que o enunciado se refere.
    b) Ad hoc significa “para esta finalidade", “para isso" ou "para este efeito". É uma expressão latina, geralmente usada para informar que determinado acontecimento tem caráter temporário e que se destina para aquele fim específico. Sendo assim, verificamos que esta é a alternativa a que o enunciado se refere.
    c) O termo ad nutum no direito relaciona-se a cargos ad nutum, configuram-se aqueles preenchidos em caráter de confiança, os conhecidos como cargos em comissão. Dessa forma, identificamos que não é esta a alternativa a que o enunciado se refere.
    d) Ex tunc é uma expressão em latim que significa, respectivamente “desde agora", de acordo com a tradução literal para o português. Assim, constatamos que ela não se refere ao que o enunciado apresenta.




    Gabarito do Professor: Letra B.


  • Ad hoc = Adicionar (alguém temporáriamente).

  • ex tunc,- se aplicará desde o início do processo que lhe deu origem, ou seja, de caráter retroativo.

    ex nunc - sua aplicação se iniciará a partir do momento da sua criação, não retroagindo.