SóProvas


ID
534553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos  princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o  item  a  seguir.


O ativo deve ser considerado à luz de sua propriedade e(ou) à luz de sua posse e controle; normalmente, as duas condições estão juntas.

Alternativas
Comentários
  • Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade;

    P*@#%rra Cespe....nem a definição de ativo c tá respeitando mais!

    Onde que fala que o recursso tem que ser de PROPRIEDADE da entidade!

  • O ativo deve ser considerado à luz de sua propriedade e(ou) à luz de sua posse e controle; normalmente, as duas condições estão juntas.

    Normalmente.......

     

  • Arrendamento Mercantil Operacional é uma das condições em que a posse e controle não estão juntas.

     

    Iudícibus (2000:130) destaca três aspectos a serem observados na definição de ativos:

    "1. o ativo deve ser considerado à luz de sua propriedade e/ou à luz de sua posse e controle; normalmente as duas condições virão juntas;

    2. precisa estar incluído no ativo, em seu bojo, algum direito específico a benefícios futuros (...) ou, em sentido mais amplo, o elemento precisa apresentar uma potencialidade de serviços futuros (fluxos de caixa futuros) para a entidade;

    3. o direito precisa ser exclusivo da entidade; (...)".

     

    Vale a pena a leitura: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772002000100004

  • Um ativo mais completamente analisado então é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual a entidade espera obter futuros benefícios econômicos.

    Desta forma existem três termos que, em conjunto, são fundamentais para que o item seja considerado um ativo: o controle realizado pela entidade, ser resultante de um evento passado e a geração de benefício econômico futuro.

    O primeiro aspecto a ser considerado na definição de ativo refere-se ao fato de que o benefício deve ser controlado por uma entidade em particular.

    Apesar de muitos ativos estarem ligados a direitos legais, inclusive de propriedade, para determinação de um ativo isso [PROPRIEDADE] não é essencial.

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/ativo-um-conceito-amplo.htm

    Ora Cespe diz que propriedade é essencial, ora Diz que não é. Vai entender essa banca, a mesma fere até a definição do Ativo, enfim, o que podemos fazer se ninguém recorre. Muitos acertam sem nem mesmo saber o assunto.

  • como assim essa questão está com gabarito correto? alguém sabe se teve recurso?

  • posse

    substantivo feminino

    1.ato ou efeito de se apossar de alguma coisa; propriedade.

    2.estado de quem possui uma coisa, de quem a detém como sua ou tem o gozo dela.

    propriedade

    substantivo feminino

    1.qualidade inerente aos seres.

    2.atributo especial; faculdade, caráter, característica.

  • Questão de 2004 pessoal, calma lá...

  • O ativo deve ser considerado à luz de sua propriedade e(ou) à luz de sua posse e controle; normalmente, as duas condições estão juntas.

    Basta prestar atenção no OU pra ver que a questão tá sendo honesta, tem nada de errado nela, considera ativo se tiver a propriedade e controle, OU só a posse e controle. Importante lembrar que quando se tem o controle, naturalmente nós já pensamos, se essa empresa tá controlando determinado ativo então ela é dona! No entanto nem sempre será a dona, simplesmente terá apenas o controle, e mesmo assim será ativo.

  • CORRETO

    NBC TSP - ESTRUTURA CONCEITUAL

    5.12. Para avaliar se a entidade controla o recurso no presente, observa-se a existência dos seguintes indicadores:

    • propriedade legal;
    • acesso ao recurso/capacidade de negar/restringir o acesso a esses;
    • meios que assegurem que o recurso seja utilizado para alcançar os seus objetivos; ou
    • existência de direito legítimo ao potencial de serviços/capacidade para gerar os benefícios econômicos advindos do recurso.

    Logo, a assertiva, de fato, dá margem para que seja possível levar em conta a propriedade e/ou o controle para o recurso ser considerado ativo.

    Espero ter ajudado, qualquer erro, CORRIJA!

  • É bem antiga essa questão. Nem existia o cpc com a definição de ativo nessa época. Deveria ser classificada como desatualizada.