SóProvas


ID
534562
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos  princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o  item  a  seguir.


De acordo com a teoria contábil, a receita operacional de uma entidade deve englobar as parcelas provenientes das vendas do produto principal, dos co-produtos, dos subprodutos, e de sucatas, ou seja, consiste no montante auferido por quaisquer vendas oriundas da atividade produtiva da entidade.

Alternativas
Comentários
  • Olá Pessoal

    Gabarito E

    Sinteticamente, subprodutos e sucatas são acessórios do produto principal, com efeito, SERÃO CONTABILIZADOS NA RUBRICA "OUTRAS RECEITAS OPERACIONAIS".

    Bons Estudos.

  • Bem, gente boa, o fulcro da questão é o seguinte: a venda de subprodutos e sucata, que são acessórios do produto principal, não é atividade essencial da empresa, não podendo ser tida por receita operacional. Classificar-se-ia, portanto, como “outras receitas”, as quais - segundo José Jayme - “não estão diretamente ligada à atividade fim da empresa”.

  • Lembre: Na DRE consta OUTRAS RECEITAS E DESPESAS. Estas, afinal, vêm após a receita operacional. Logo, não é qualquer venda feita pela entidade que será reconhecida como receita operacional.