SóProvas


ID
5347756
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O sete de abri de 1831, mais do que o Sete de Setembro de 16822, representou a verdadeira independência nacional, o início do governo do país por si mesmo, a Coroa agora representada apenas pela figura quase simbólica de uma criança de cinco anos. O governo do país por si mesmo, levado a efeito pelas regências, revelou-se difícil e conturbado. Rebeliões e revoltas pipocaram por todo o país, algumas lideradas por grupos de elite, outras pela população tanto urbana como rural, outras ainda por escravos.
CARVALHO, J. Murilo. Documentação política, 1808-1840.
In: “Brasiliana da Biblioteca Nacional”. Nova Fronteira, 2001.

O período que se iniciou com a abdicação de D. Pedro | foi considerado o mais agitado do Império. À época foi consolidado o processo de independência, que acabou evidenciando as divisões no interior das elites dominantes, abrindo espaço para as revoltas, ou de cunho liberal ou populares. Essa agitação política atingiu inúmeras províncias, incluindo a de Mato Grosso, que foi palco da revolta conhecida como Rusga, que eclodiu na noite de 30 de maio de 1834.
Considerando-se o conturbado Período Regencial (1831-1840) e as Revoltas Provinciais, em geral, e a Rusga, em particular, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra A,

  • Após a abdicação de D.Pedro I, em favor de seu filho de 5 anos e determinar uma regência para governar o país, estabelecendo a constituição de 1824. Começou haver muita instabilidade política e revoltas nas províncias. Os portugueses continuava com os altos cargos e os negócios mais lucrativos, revoltados com isso a população começou a hostilizar os portugueses com atos de violência ( ataques e saques ao comercio, espancamentos, e ate assassinatos.). No dia 30 de maio de 1834 eclodiu a rusga, que durou até agosto de 1834.

    A rusga não foi uma revolta de caráter popular, foi uma movimentação protagonizada pelas elites na luta pelo controle do poder politico local. Os rusguentos não tinham como objetivo acabar com a escravidão ( que atingia grande parte das províncias). De carácter nativista combinado com o nacionalismo extremado, o grito "mata o bicudo" revela o antilusitanismo dos rusguentos , que pretendiam destituir do poder os antigos dominadores portugueses.

  • Por que não poderia ser a letra D?

  • Liberais Vs. Conservadores

    O grito "mata o bicudo" revela o antilusitanismo dos rusguentos , que pretendiam destituir do poder os antigos dominadores portugueses.

  • Não entendi onde está o erro das alternativas C e D