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ID
5348869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
APEX Brasil
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A palavra costume se diz, em grego, ethos – donde, ética – e, em latim, mores – donde, moral.


Marilena Chauí. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000. p. 437-438.


Considerando-se o pensamento de Aristóteles acerca da distinção entre saber teorético e saber prático, é correto afirmar que, para o autor, ética e moral referem-se

Alternativas
Comentários
  •  Em outras palavras, ética e moral referem-se ao:

    - conjunto de costumes tradicionais de uma sociedade e que, como tais, são considerados valores e obrigações para a conduta de seus membros.

    (extraído p/ fins didáticos de Convite à Filosofia - de Marilena Chauí - Ed. Ática, São Paulo, 2000). 

  •  O saber teorético é o conhecimento de seres e fatos que existem e agem independentemente de nós e sem nossa intervenção ou interferência. Por exemplo, os fenômenos naturais.

    O saber prático é o conhecimento daquilo que só existe como consequência da ação humana. No âmbito do saber prático, porém, ainda é preciso distinguir entre a prática como práxis e a prática como técnica. Nesta última, diz Aristóteles, o agente, a ação e a finalidade da ação estão separados. Um exemplo é o carpinteiro, que ao fazer uma mesa, realiza uma ação técnica, mas ele próprio não é essa ação, tampouco a mesa produzida por ele. Já na práxis, o agente, a ação, e a finalidade do agir são inseparáveis. E a ética refere-se à práxisjustamente porque somos aquilo que fazemos e o que fazemos é a finalidade boa ou virtuosa.

  • Gabarito B

    Complementando

     O filósofo Aristóteles entende a ética como sendo uma disciplina prática, pois está vinculada à ação humana. Nesse sentido, pode-se dizer que o homem não nasce bom ou justo, mas torna-se bom ou justo à medida que pratica tais atos. Pensando assim, Aristóteles divide a natureza do homem bom em duas partes distintas: um corpo; uma alma.

    Aristóteles divide as virtudes do seguinte modo:

    1. Virtudes intelectuais;

    2. Virtudes morais.

    A primeira, a (virtude dianoética), nasce e progride graças aos resultados da aprendizagem, isto é da educação. Portanto, leva tempo e demanda experiência; a segunda é a virtude moral (costumes, hábitos, práticas), ela não é gerada em nós por natureza, somos adaptados a recebê-la. Ela é resultado do hábito (ethos) que imprime em nós a virtude.

    A característica fundamental da moral aristotélica é, portanto, o racionalismo, visto ser a virtude ação consciente segundo a razão, que exige o conhecimento absoluto, metafísico, da natureza e do universo, natureza segundo a qual e na qual o homem deve operar.

    fonte: https://blogdoenem.com.br/etica-e-moral-filosofia-enem/

    https://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/paulosergio/teologia.htm#:~:text=A%20caracter%C3%ADstica%20fundamental%20da%20moral,qual%20o%20homem%20deve%20operar.

  • Volitivo: que provém da volição, da vontade ou que a exprime.

    Volição: ação de escolher ou decidir.

  • e) errado. É uma absurdo dizer que o agente e ação são separáveis.

  • Aquela que não curte a classe média

  • Onde o cespe quer chegar com isso....

  • percebam que a citação da questão vem dizendo que costume = ética + moral, vejam: "A palavra costume se diz, em grego, ethos – donde, éticae, em latim, mores – donde, moral. Aí a questão pergunta o que era ética e moral, ou seja, o conjunto de costumes, letra B!

  • Devemos a Aristóteles a distinção de: o saber teorético x saber prático.

    O saber teorético: é o conhecimento de seres e fatos que existem e agem independentemente de nós e sem nossa intervenção ou interferência.

    Exemplo: conhecimento teorético da Natureza.

    O saber prático é o conhecimento daquilo que só existe como consequência de nossa ação e, portanto, depende de nós.

    Importante: A ética e a moral é um saber prático.

    Atenção: Tanto na ética como na moral a ação e a finalidade do agente são indissociáveis/inseparáveis.

    No dia a dia, em sentido amplo, emprega-se ética como sinônimo de moral. Daí, nesse sentido, Marilena Chaui (1995, p. 340) ensinar que “ética e moral referem-se ao conjunto de costumes tradicionais de uma sociedade e que, como tais, são considerados valores e obrigações para a conduta de seus membros”. É que a palavra portuguesa costume se diz, em grego, ethos, de onde vem ética, e, em latim, se diz mores, de onde vem moral.

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca da ética e da moral conforme o pensamento de Aristóteles.

    Vejamos as alternativas:

    A) Ao saber prático, que consiste no conhecimento daquilo que só existe como consequência de nossa ação e, portanto, não depende de nós.

    Errada. Em que pese o conceito de saber prático estar correto, a ação depende de nós, pois segundo Aristóteles, o agente, a ação, e a finalidade do agir são inseparáveis.

    B) Ao conjunto de costumes tradicionais de uma sociedade e que, como tais, são considerados valores e obrigações para a conduta de seus membros.

    Certa. Para Aristóteles, ética e moral não são inatas. Ambas evoluem por intermédio dos resultados da aprendizagem e dos costumes da sociedade, fazendo com que os homens, por meio de seus valores e obrigações, sejam capazes de praticar atos justos.

    C) A um saber meramente teorético.

    Errada. Deve ser considerado também o saber prático.

    D) Ao fato de que, na práxis, o agente, a ação e a finalidade do agir são separáveis.

    Errada. Para Aristóteles, o agente, a ação, e a finalidade do agir são inseparáveis.

    Para fins de embasamento teórico recomendo as seguintes bibliografias:

    CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. Editora Ática, 2000.

    CORTINA, Adela; MARTÍNEZ, Emilio. Ética. Editora Loyola, 2005.


    Gabarito do Professor: Letra B.
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