SóProvas


ID
5349520
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base na Resolução n.º 1.374/2011, julgue o item.


Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral são elaborados com a finalidade de revelar o valor da entidade que fornece a informação e, portanto, auxiliar sua clientela efetiva e potencial.

Alternativas
Comentários
  • Gab. ERRADO

    RESOLUÇÃO CFC Nº 1.374, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2011

    "OB7.Relatórios contábil-financeiros de propósito geral não são elaborados para se chegar ao valor da entidade que reporta a informação; a rigor, fornecem informação para auxiliar investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, a estimarem o valor da entidade que reporta a informação."

  • Gab: Errado.

    Esse relatório não é elaborado para se chegar ao valor da entidade que reporta a informação. Seu objetivo é fornecer informações para:

    Investidores

    Credores

    Credores por empréstimo

    Outros

  • Gab: ERRADO

    Relatórios financeiros para fins gerais :

    • não se destinam a apresentar o valor da entidade que reporta;
    • contudo, fornecem fornecem informações para auxiliar a estimar o valor da entidade que reporta.

  • O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade. Essas decisões envolvem comprar, vender ou manter participações em instrumentos patrimoniais e em instrumentos de dívida, e a oferecer ou disponibilizar empréstimos ou outras formas de crédito.

    Relatórios contábil-financeiros de propósito geral NÃO são elaborados para se chegar ao valor da entidade que reporta a informação; a rigor, fornecem informação para auxiliar investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, a estimarem o valor da entidade que reporta a informação.

    Fonte: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucao-cfc-1374-2011.htm

  • não tem a finalidade de revelar o valor

  • Questão sobre conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade.

    A Contabilidade é uma ciência social aplicada, assim como a Administração, Economia e o Direito. Nesse contexto introdutório, existem diversos termos técnicos que precisamos dominar para aplicarmos essa ciência e acertar questões de concurso.

    Vou resumir as principais informações que são objetos de prova, seguindo a doutrina e as normas técnicas vigentes:

    Objeto da Contabilidade: Patrimônio.

    Funções da Contabilidade: Administrativa (controlar o patrimônio) e Economia (apurar o resultado).

    Técnicas contábeis: Escrituração, Demonstrações Contábeis, Auditoria e Análise das Demonstrações.

    Objetivos da Contabilidade: Controlar o patrimônio, registrar fatos contábeis e fornecer informações.

    Objetivo finalfinalidade ou principal objetivo: fornecer informações úteis aos seus usuários para tomada de decisões.

    Atenção! Há certa divergência doutrinária quanto a diferença de objetivo e finalidade da Contabilidade, pois existem autores que consideram os termos equivalentes. Para fins de prova, guardem a essência do conceito:

    principal objetivo da Contabilidade é fornecer informações. Entretanto, também é seu objetivo registrar os fatos contábeis, permitir o planejamento e o controle do patrimônio etc.

    Veja como a NBC TG Estrutura Conceitual (Resolução nº 1.374/2011) se baseia nessa essência, ao descrever o objetivo dos  relatórios contábil-financeiros de propósito geral:

    “1.2 O objetivo do relatório financeiro para fins gerais1 é fornecer informações financeiras sobre a entidade que reporta que sejam úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, na tomada de decisões referente à oferta de recursos à entidade.2 Essas decisões envolvem decisões sobre:

    (a) comprar, vender ou manter instrumento de patrimônio e de dívida;
    (b) conceder ou liquidar empréstimos ou outras formas de crédito; ou
    (c) exercer direitos de votar ou de outro modo influenciar os atos da administração que afetam o uso dos recursos econômicos da entidade.

    1.7 Relatórios financeiros para fins gerais não se destinam a apresentar o valor da entidade que reporta, mas fornecem informações para auxiliar investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, a estimar o valor da entidade que reporta."

    Feita toda revisão, já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral são elaborados com a finalidade de revelar o valor da entidade que fornece a informação e, portanto, auxiliar sua clientela efetiva e potencial.

    Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral são elaborados com a finalidade fornecer informações sobre a entidade que reporta. Ao fornecer informações, auxilia os usuários a estimar o valor da entidade.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • ERRADO

    RELATÓRIO FINANCEIRO PARA FINS GERAIS

    Objetivo: fornecer informações financeiras úteis para Investidores, Credores por empréstimos, Outros credores, Existentes e potenciais, na tomada de decisões referente a oferta de recursos a entidade.

    • Não fornece todas as informações
    • Não apresenta o valor da entidade
  • Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral são elaborados com a finalidade de revelar o valor da entidade que fornece a informação e, portanto, auxiliar sua clientela efetiva e potencial.

    Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral são elaborados com a finalidade fornecer informações sobre a entidade que reporta. Ao fornecer informações, auxilia os usuários a estimar o valor da entidade.

    Fonte: comentário do professor

    ERRADO!