SóProvas


ID
5349958
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto a seguir.

A jovem Raphaella Gondim, 17 anos, é aluna do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Salvador. Devido à pandemia de Covid-19 e à suspensão das aulas presenciais em toda Bahia no período, a estudante resolveu usar o tempo livre para desenvolver uma ideia que já pairava por sua cabeça há cerca de dois anos: um biocombustível a base de banana.
Raphaella está no 3º ano do ensino médio na modalidade Integrada do curso de Química. Ela conta que ao estudar sobre biocombustíveis encontrou em propriedades da polpa da banana da prata um potencial para transformar a biomassa em etanol e criar um combustível sustentável.

Adolescente desenvolve projeto de biocombustível a partir da banana: 'fruta mais desperdiçada do Brasil e do mundo'. Disponível em: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2020/11/12/adolescente-desenvolve-projeto-de-biocombustivel-a-partir-da-banana-fruta-mais-desperdicada-do-brasil-e-domundo.ghtml. Acesso em: 12 nov. 2020. (Adaptado).

O aumento do consumo de energia na sociedade atual e a demanda crescente por novas fontes de energia são uma realidade constante vivida em vários países. A diversificação da matriz energética, como a ideia citada no texto, é fundamental para assegurar o desenvolvimento dos países. Sobre as fontes de geração de energia, tem-se o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • A questão acima tem como tema as fontes de geração de energia e suas características. Nela, temos uma notícia de uma estudante que descobriu uma possibilidade de geração de energia por meio da polpa de banana transformando essa biomassa em etanol.

    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba o que são fontes de energias renováveis e não-renováveis, e as características de cada um.

    Feito isso, vamos as alternativas abaixo:

    Letra A - Incorreta, pois embora os biocombustíveis sejam considerados fontes de energia limpa, ou seja, não emitem gases para o Efeito Estufa, é uma forma de obtenção de energia que utiliza muitos resíduos no seu processo de produção. Portanto, não dá pra dissociar biocombustíveis de resíduos, pois são a partir deles que essas fontes de energia são obtidas.

    Letra B - Incorreta, pois os combustíveis fósseis - tais como o carvão mineral e o petróleo - embora tenha origem orgânica e sejam formados ao longo do tempo, não são originados a partir da queima da biomassa, e sim por meio da decomposição lenta de restos de seres vivos, animais e vegetais ao longo de milhares de anos.

    Letra C - Incorreta, pois o Petróleo é um combustível fóssil que demora milhões de anos para ser formado. Estima-se que grande parte das jazidas petrolíferas tenham entre 10 e 500 milhões de anos. Portanto, não é um combustível renovável, pois se as jazidas esgotarem, as próximas remessas de petróleo só se formarão daqui milhões de anos.

    Letra D - Incorreta, pois segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, 44,7% das fontes energéticas do país são renováveis, com destaque para os Biocombustíveis (29,7%) e Hidroelétricas (15%). Já os combustíveis não renováveis que compõem 55,3% das fontes energéticas do país, é representada principalmente por Petróleo e derivados (38,4%) e por Gás Natural (9,3%).

    Letra E - Correta, pois essas são as classificações para as fontes de energia já existentes. As renováveis são formas de produção e obtenção de energia, em que suas fontes não são esgotáveis e podem se manter disponíveis a longo prazo, como exemplos podemos citar os biocombustíveis, a energia solar, a energia hidroelétrica, entre outras. Já as fontes de energia não-renováveis são aqueles, em que a sua produção e obtenção se utiliza de recursos naturais esgotáveis, cujo processos de formação duram milhares de anos, e que tem prazo para acabar. Como exemplo podemos citar o petróleo e o gás natural.


    Gabarito da questão: Letra E.