SóProvas


ID
5349979
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia

Leia os trechos da música a seguir.


Chopis Centis

Mamonas Assassinas


Eu di um beijo nela

E chamei pra passear

A gente fomos no shopping

Pra mode a gente lanchar


Comi uns bicho estranho

Com um tal de gergelim

Até que tava gostoso

Mas eu prefiro aipim


Quanta gente

Quanta alegria

A minha felicidade

É um crediário

Nas Casas Bahia

[...]

Esse tal Chópis Cêntis

É muicho legalzinho

Pra levar as namoradas

E dar uns rolézinhos


Quando eu estou no trabalho

Não vejo a hora de descer dos andaime

Pra pegar um cinema do Schwarzenegger

Tombém o Van Daime

[...]

Composição: Dinho / Júlio Rasec.

Disponível em: https://www.letras.mus.br/mamonas-assassinas/24144/. Acesso em: 04 nov. 2020.


A música do grupo Mamonas Assassinas apresenta uma linguagem coloquial que discorre sobre trabalho na construção civil e passeio no shopping center para ir ao restaurante e ao cinema. Dessa forma, é possível perceber que se trata de um discurso de um trabalhador de classe desprivilegiada.

Os versos “A minha felicidade / É um crediário / Nas Casas Bahia” e “Quando eu estou no trabalho / Não vejo a hora de descer dos andaime / Pra pegar um cinema do Schwarzenegger / Tombém o Van Daime” demonstram uma atitude negativa em relação ao trabalho e a evasão pelo consumo, expressando, desse modo, o seguinte conceito sociológico:

Alternativas
Comentários
  • A alienação (do latim, alienatio) significa estar fora de algo, estar alheio a algo. No caso da alienação do trabalho, ela é o efeito do trabalhador não ter acesso aos bens que ele mesmo produz.

    O conceito de alienação do trabalho é um dos principais conceitos desenvolvidos por Karl Marx ao longo de sua obra.

    Numa linha de produção, por exemplo, o trabalhador faz apenas parte do processo, estando completamente alheio ao produto final e, por consequência, do valor agregado ao bem a partir de seu trabalho.

    Entretanto, é pelo trabalho que, ao longo da história, o indivíduo se humaniza, domina e transforma a natureza a favor de suas necessidades.

    Marx, em sua obra principal, O Capital, argumenta sobre a construção da humanidade ao longo da história. Através da história compreende-se que o desenvolvimento do ser humano, desde seu início até os dias atuais, ocorreu por meio da luta de classes.

    Deste modo, o trabalho quando não dedicado ao interesse da humanidade, e sim de um grupo específico, torna-se trabalho alienado. O indivíduo perde sua liberdade e humanidade, torna-se apenas força de trabalho e é transformado em coisa.