SóProvas


ID
5350
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo sobre a modelagem entidaderelacionamento.
I - Entidades fracas são aquelas onde seu identificador é composto não somente por seus atributos, mas também pelos relacionamentos dos quais a entidade participa.

II - Um relacionamento ternário (entre três entidades) sempre terá como cardinalidade mínima, para cada uma das entidades, o valor 1.

III - Através de uma especialização é possível atribuir propriedades particulares a um subconjunto das ocorrências de uma entidade genérica.

IV - Para que seja possível modelar um relacionamento entre uma entidade A e um grupamento de duas entidades E1 e E2, que têm entre elas um relacionamento B, já existente, deve-se transformar o relacionamento B em uma entidade associativa C e, então, relacioná-la com a entidade A.

V - Os relacionamentos somente podem conter atributos próprios se estes forem identificadores.
Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA - I - Entidades fracas são aquelas onde seu identificador é composto não somente por seus atributos, mas também pelos relacionamentos dos quais a entidade participa. Resposta: As entidade fracas não possuem atributos suficientes para compor sua chave primária, por isso utilizam atributos provenientes de relacionamento entre outras entidades para compor a chaveERRADA - II - Um relacionamento ternário (entre três entidades) sempre terá como cardinalidade mínima, para cada uma das entidades, o valor 1. R: Vamos citar um exemplo: FUNCIONÁRIO tem uma FUNÇÃO quando está alocando em determinado PROJETO. Do relacionamento ternário entre FUNCIONÁRIO , FUNÇÃO E PROJETO resulta na agregação ALOCAÇÃO. Nem sempre teremos pelo menos 1 funcionário alocado em projeto , visto o projeto acabou de ser criado.CERTO- III - Através de uma especialização é possível atribuir propriedades particulares a um subconjunto das ocorrências de uma entidade genérica. RESPOSTA: Podemos atribuir as propriedades particulares como: classe e genêro a especialização ANIMAL para que todas as ocorrências genéricas (GIRAFA , GATO..) herdem estas características.CERTO - IV - Para que seja possível modelar um relacionamento entre uma entidade A e um grupamento de duas entidades E1 e E2, que têm entre elas um relacionamento B, já existente, deve-se transformar o relacionamento B em uma entidade associativa C e, então, relacioná-la com a entidade A. RESPOSTA: A entidade associativa C gerará um agregado.ERRADO - V - Os relacionamentos somente podem conter atributos próprios se estes forem identificadores. RESPOSTA: Os relacionamentos podem conter atributos que não sejam identificadores. EX: ALUNO Frequenta CURSO. Este relacionamento possui cardinalidade N para N. O relacionamento FREQUENTA além dos atributos Identificadores,deve conter os atributos: data de incrição e Média de cada aluno em cada curso.
  • Estava confuso em relação à alternativa II. Para outras pessoas que possam estar confusas, segue o meu raciocínio.
    Seguindo o exemplo dado por Marta, quando um projeto é criado, ele pode não conter funcionários associados, o que demonstraria cardinalidade mínima zero do projeto. 
    Por outro lado, não pode existir  um relacionamento ternário que em determinado momento se transforma em binário. Sempre que existe uma ocorrência no relacionamento ternário, esta apresenta referência às três entidades participantes. 
    A cardinalidade mínima zero, na realidade, demonstra que é possivel existir uma instância da entidade fora do relacionamento, ou seja, participação parcial (PROJETO e FUNCIONÁRIO). A cardinalidade mínima 1 significa que não é possível existir uma instância da entidade fora do relacionamento, isto define a participação total de uma entidade (dependendo das regras de negócio desejadas poderia ser FUNÇÃO).
    Portanto, na minha visão, a alternativa está errada e o raciocínio de Marta está correto.