SóProvas


ID
5351479
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

   Depois de culpar repetidas vezes a Organização Mundial da Saúde (OMS) pelos maus resultados causados pela pandemia de coronavírus no mundo, de suspender o repasse de verbas para a organização e de ameaçar deixar seu assento no órgão, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, formalizou o início do rompimento com a OMS no dia 7 de julho de 2020.

Internet: <https://www.bbc.com/portuguese> (com adaptações).

No que se refere à temática abordada no texto acima e a assuntos a ela de alguma forma relacionados, julgue o item.

As rixas entre Trump e a OMS guardam relação com acusações do mandatário ao organismo internacional, que teria, segundo Trump, acobertado a falta de transparência dos chineses em relação ao novo coronavírus.

Alternativas
Comentários
  • O rompimento [de Trump] com a OMS vem em meio a uma série de desentendimentos entre o organismo e os EUA. Em abril,  — mas ainda não havia terminado as relações, como ocorreu nesta sexta.

    Trump também acusou a China de estar à frente das decisões da OMS mesmo que Pequim financiasse menos o organismo do que os EUA, algo que vem sido criticado pelo presidente desde o início da pandemia.

    Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/29/trump-diz-que-esta-encerrando-relacoes-com-a-oms-e-faz-criticas-a-china.ghtml

    Gabarito: Certo

  • Que fim levou?

    "Trump participa da transmissão das lutas de Vitor Belfort e Anderson Silva"

    https://ge.globo.com/boxe/noticia/trump-participa-da-transmissao-das-lutas-de-vitor-belfort-e-anderson-silva.ghtml

  • os EUA é o que mais financia os planos da ONU, logo o trump esperava que ela aderisse mais a suas questões, o que não aconteceu, acabando em uma série de desentendimentos e cancelamentos de acordos
  • Em julho de 2020 o então presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o projeto de retirada dos EUA da Organização Mundial da Saúde, a ser efetivado em junho de 2021. A saída foi apresentada ao Secretário-Geral da ONU, que é o depositário da OMS".

    O rompimento com a OMS é a resultante de uma série de desentendimentos entre o organismo e os EUA. Em abril Trump havia anunciado a suspensão da verba à entidade. Segundo ele, a verba seria destinada a outros propósitos dentro dos EUA. Trump também acusou a China de estar à frente das decisões da OMS, ainda que o financiamento chinês seja menor do que o dos EUA. Segundo o então presidente dos EUA, a OMS estava sendo pressionada pela China a dar direcionamentos incorretos acerca da pandemia do coronavírus. Em maio de 2020 Trump declarou que "O mundo está sofrendo agora como resultado dos malfeitos do governo chinês", pois acredita ser o vírus um projeto premeditado do governo chinês, com intuito de contaminar a população do globo. 

    Todas as declarações e ações da OMS foram periodicamente desqualificadas pelo governo norte americano até haver a ruptura, revertida pelo governo Biden por decreto, assinado no mesmo dia da posse. A afirmativa apresentada está, por conseguinte, correta. 

    Gabarito do Professor: CERTO