Questão mal elaborada. Senão vejamos:
A) Unidade de Disco Rígido- São os HDs. Da maneira como está, presume-se ser o interno onde está contido o Sistema Operacional, ademais não é memória flash e sim magnética.
B) Memória de Acesso Randômico- Trata-se da memória principal ou RAM- usada para armazenar, enquanto o computador estiver ligado, os programas e aplicações em uso pelo usuário. É uma memória flash INTERNA.
C) Memória de Acesso apenas para Leitura- Trata-se da BIOS, chip de memória flash INTERNA onde contem o firmware responsável pela inicialização da máquina.
D) Unidade de Estado Sólido- Trata-se das SSDs. Essa assertiva podeira ser abstraída e dada como correta. Além de ser uma memória do tipo flash como os pen drive, pode ser usada em substituição aos HDs ou como externa, uma unidade de armazenamento tipo USB.
E) Unidade de CD-ROM- São as memórias ópticas como CDs, DVDs e Blu-ray.
Analisando as alternativas, temos que:
A – Unidade de Disco Rígido
Errada: HDD (Hard Disk Drive) mais conhecido pela sigla HD (ou unidade de disco rígido), é um dispositivo eletromecânico (ou seja, funciona através de motores) que através de vários discos rígidos superpostos, permite armazenar uma enorme quantidade de dados, é o mais usado como memória auxiliar atualmente, justamente pelo fato de ser um dispositivo não volátil, ou seja, tem a capacidade de manter os dados mesmo que o computador seja desligado. Pode ser considerada uma unidade de memória externa, segundo a definição do enunciado, mas não usa tecnologia do tipo "flash": a tecnologia usada neste dispositivo é a magnética.
B – Memória de Acesso Randômico
Errada: RAM (Random Access Memory) armazena os programas e dados que o usuário precisa utilizar e, justamente por isto, é conhecida como memória do usuário. A RAM é a memória na qual ficam os programas que a CPU executa e os dados que a CPU utiliza. Assim sendo, ela influi no desempenho da máquina, já que o processador precisa buscar nesta memória todas as instruções que for executar, assim como os dados que forem necessários para a execução dos programas. É conhecida como a memória principal de um computador.
C – Memória de Acesso apenas para Leitura
Errada: ROM (Read Only Memory) quer dizer “Memória Apenas de Leitura”. Esta memória, como o próprio nome já nos diz, só permite a leitura de informações. A ROM armazena rotinas de inicialização: neste contexto, rotinas é a mesma coisa que programas. A ROM contém programas que são utilizados na inicialização da máquina: Bios, post e set-up. Também é considerada memória principal.
D – Unidade de Estado Sólido
Certa: de fato, dispositivos do tipo SSD (Solid State Drive) utilizam bancos de chips de flash-rom, e têm este nome justamente pelo fato de não utilizarem dispositivos móveis (ou seja, motores, como é o caso dos HDs). Podem armazenar uma quantidade razoável de informações, são muito silenciosos e gastam menos energia que os HDs antigos. Tais unidades vêm substituindo os HDs tradicionais nos computadores de altíssimo desempenho e, como eles, são dispositivos não voláteis.
E – Unidade de CD-ROM
Errada: a unidade de CD-ROM pode ser considerada uma unidade de memória externa, segundo a definição do enunciado, mas não usa tecnologia do tipo "flash": a tecnologia usada neste dispositivo é a ótica.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA D.
PROFESSOR MAURICIO BUENO- TECCONCURSOS