SóProvas


ID
5355226
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 21ª Região (MA)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo a Lei n.° 14.129/2021, que dispõe sobre os princípios, as regras e os instrumentos para o governo digital e para o aumento da eficiência pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º São princípios e diretrizes do Governo Digital e da eficiência pública:

    I - a desburocratização, a modernização, o fortalecimento e a simplificação da relação do poder público com a sociedade, mediante serviços digitais, acessíveis inclusive por dispositivos móveis;

    XIII - a vedação de exigência de prova de fato já comprovado pela apresentação de documento ou de informação válida;

    VIII - o uso da tecnologia para otimizar processos de trabalho da administração pública;

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Art. 2º Esta Lei aplica-se:

    I - aos órgãos da administração pública direta federal, abrangendo os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, incluído o Tribunal de Contas da União, e o Ministério Público da União;

    II - às entidades da administração pública indireta federal, incluídas as empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas, que prestem serviço público, autarquias e fundações públicas; e

    III - às administrações diretas e indiretas dos demais entes federados, nos termos dos incisos I e II do caput deste artigo, desde que adotem os comandos desta Lei por meio de atos normativos próprios.

    § 1º Esta Lei não se aplica a empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas, que não prestem serviço público.

    § 2º As referências feitas nesta Lei, direta ou indiretamente, a Estados, Municípios e ao Distrito Federal são cabíveis somente na hipótese de ter sido cumprido o requisito previsto no inciso III do caput deste artigo.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • Eis os comentários acerca de cada proposição, tendo em vista as disposições contidas na Lei 14.129/2021, que dispõe sobre os princípios, as regras e os instrumentos para o governo digital e para o aumento da eficiência pública:

    a) Errado:

    Em verdade, a teor do art. 3º, XIII, do mencionado diploma legal, constitui uma vedação a exigência de prova de fato já devidamente comprovado por força de documento de informação válida. No ponto, confira-se:

    "Art. 3º  São princípios e diretrizes do Governo Digital e da eficiência pública:

    (...)

    XIII - a vedação de exigência de prova de fato já comprovado pela apresentação de documento ou de informação válida;"

    b) Errado:

    Novamente, o caso é de assertiva que dispõe contra texto expresso de lei, mais precisamente, contra o teor do art. 2º, I, da citada Lei 12.129/2021, que a seguir reproduzo:

    "Art. 2º  Esta Lei aplica-se:

    I - aos órgãos da administração pública direta federal, abrangendo os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, incluído o Tribunal de Contas da União, e o Ministério Público da União;"

    c) Errado:

    Ao contrário do que foi sustentado neste item, o diploma legal aqui abordado é expresso ao possibilitar sua aplicabilidade em relação aos demais entes federados, e não apenas no âmbito federal, como se vê de seu art. 2º, III:

    "Art. 2º  Esta Lei aplica-se:

    (...)

    III - às administrações diretas e indiretas dos demais entes federados, nos termos dos incisos I e II do caput deste artigo, desde que adotem os comandos desta Lei por meio de atos normativos próprios."

    d) Certo:

    Cuida-se de afirmativa escorreita, porquanto devidamente amparada na norma do art. 3º, I, da citada Lei 14.129/2021, litteris:

    "Art. 3º  São princípios e diretrizes do Governo Digital e da eficiência pública:

    I - a desburocratização, a modernização, o fortalecimento e a simplificação da relação do poder público com a sociedade, mediante serviços digitais, acessíveis inclusive por dispositivos móveis;"

    Logo, inexistem equívocos neste item.

    e) Errado:

    Por fim, se a desburocratização constitui um dos princípios a serem encarecidos por tal diploma legal, consoante estabelecido no acima transcrito art. 3º, I, é evidente que está errado inserir a burocracia dentre estes mesmos princípios, tal como foi aqui colocado pela Banca, o que torna incorreta esta opção.


    Gabarito do professor: D