É no início da Revolução Francesa, no ano de 1789 que é elaborada, pela primeira vez na história, uma Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Naquele momento sendo feita a distinção entre “homens" e “ cidadãos" pois nem todos deveriam ter, segundo o pensamento liberal da época, acesso à cidadania. Da mesma forma os direitos das mulheres seriam diferentes
Por sua vez, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, elaborada pela Organização das Nações Unidas ( ONU) não faz distinção de gênero, cor, raça, situação social ou econômica entre todos os seres humanos.
Os direitos e deveres de cidadania podem variar de uma realidade social para outra mas, os direitos e deveres humanos devem ser iguais, em todas as sociedades. Assim entende a ONU.
Uma das alternativas que apresentam afirmativas sobre o tema está incorreta. Portanto, é necessária atenção redobrada pois o raciocínio exigido é o contrário daquele que normalmente é exigido em questões de múltipla escolha.
Os dados necessários ao conhecimento do tema estão disponíveis em publicações da ONU e em seu portal
A) INCORRETA- Direito e dever de voto cabem a todos os cidadãos .
B) CORRETA- A alternativa responde a questão porque apresenta uma questão que depende da constituição- escrita ou não - de cada realidade social
C) INCORRETA- Cabe ao cidadão zelar pelos semelhantes e cuidar do patrimônio material e imaterial de sua cultura
D) INCORRETA – Esta afirmativa apresenta a liberdade de expressão e pensamento, direito de todos
E) INCORRETA- O direito à prática de sua fé é dada a todos, desde que não seja agressiva a outros.
Gabarito do Professor: B