-
Há poucos dias, lembramos que fez um ano da confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil. Sobre a situação atual, podemos afirmar:
I – O número de óbitos nunca esteve tão baixo.
II – A média de novos casos nunca foi tão alta como neste mês de março.
III – O Brasil ultrapassou 9 milhões de vacinados com pelo menos uma dose.
Assinale a alternativa correta, conforme os itens acima.
E) Apenas os itens II e III estão corretos. [Gabarito]
Brasil registra pior alta na média móvel de casos de Covid desde março
País contabiliza 502.817 óbitos e 17.969.806 casos, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa com dados das secretarias de Saúde. São em média 73.564 casos por dia, alta de 25%; no pior momento da pandemia, contágio estava em 77 mil casos diários.
Por G1
21/06/2021 20h00 Atualizado há um mês
Após superar a triste marca de no final de semana, a situação do país diante dos números da pandemia segue preocupante. Nesta segunda (21), o Brasil vê sua média móvel de casos, em 73.564, alcançar sua pior alta desde março (25% no comparativo com 14 dias atrás). Isso significa que o contágio está aumentando e volta a se aproximar do pior ritmo já visto.
O país anotou 899 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta segunda 502.817 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 2.059. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +20% e indica tendência de alta nos óbitos decorrentes do vírus.
É o quinto indicativo de alta seguido nesse comparativo, e o sexto dia em que a média móvel fica acima de 2 mil mortos.
Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta segunda. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.
Link: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/06/21/brasil-registra-pior-alta-na-media-movel-de-casos-de-covid-desde-marco.ghtml
-
Essa questão depende de quando estamos falando.
-
Essa questão já pode ser colocada na lista de como desatualizada.
-
G1 ???
Sei ...
-
GAB-E
II, III
TOMEM SUCO DE LARANJA, LIMÃO , LAVEM AS MÃO, PEGUEM SOL , FAÇAM EXERCICIOS, BEBAM BASTANTE AGUA, MANTENHAM A IMUNIDADE ALTA, DURMAM PELO MENOS 8H POR DIA. ESSA SITUAÇÃO TODA EXIBIDA PELAS MIDIAS COMPRADAS É TUDO MENTIRA.
-
Olhá só a situação ter que responder questões sobre vacinas ou sobre a pandemia rs só por Deus.
Põe como desatualizada qconcursos
-
Nota 0 pra questão.. não dá pra saber de que época se fala.
-
Vai depender da data, muito relativo
-
kkkkkkk eu olhei a data e vi 2021. Pensei: Ué, hoje ta de boa, mas sera que ta falando de hoje?
Pelas outras assertivas deduzi que poderia ser mais no começo do ano, pelo fato de a assertiva III esta bem abaixo do atual número de vacinados.
-
"Há poucos dias, lembramos que fez um ano da confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil."
Primeiro caso confirmado de Covid-19 foi em 26 de fevereiro de 2020, a partir disso dá para se ter uma noção temporal, ou seja, a matéria foi redigida no início de 2021.
Quem acompanhou os noticiários consegue eliminar a alternativa I, porque os primeiros meses de 2021 foram os piores no quesito infecções e mortes.
Sobre a alternativa III, a vacinação se iniciou em fevereiro, logo, o número de vacinados ainda era pequeno.
Enfim, gab. E.
Questão de atualidades exige que o candidato se contextualize historicamente.
-
A pandemia de Covid19 é o maior desafio sanitário da humanidade no século XXI com impactos globais sobre a saúde pública, economia, relações internacionais e as sociedades em geral. Apesar da esperança de contenção da pandemia com a vacinação em massa, seus efeitos de longo prazo sobre todos os aspectos mencionados ainda são desconhecidos. A pandemia e seus efeitos devem ser acompanhados com base no que foi divulgado que ocorreu, evitando o estudo de notícias falsas, provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras. Sobre a situação de março de 2021 em relação a pandemia julgamos as afirmativas e buscamos a alternativa correta.
I - O número de óbitos em março de 2021 foi dos mais altos desde o início da pandemia.
II - O contágio explodiu neste período devido a fatores diversos como o retorno de várias atividades presenciais e ao relaxamento das práticas de contenção da disseminação viral como o uso de máscaras e evitar aglomerações.
III - A vacinação ainda estava nos estágios iniciais naquele momento. Atualmente são mais de 140 milhões de pessoas no Brasil totalmente vacinadas.
GABARITO DO PROFESSOR: E